Conecte Conosco

Notícias Recentes

Crianças esperam até 4 horas por atendimento em hospital

Publicado

em

Crianças esperam por até quatro horas para serem atendidas no Hospital Regional do Gama, no Distrito Federal. Na manhã desta terça-feira, apenas um médico trabalhou no pronto-socorro da unidade.

Na sexta, a Secretaria de Saúde informou que a pediatria do Hospital Regional do Gama funcionará provisoriamente de sábado a terça-feira. Nos outros dias, os pacientes serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Segundo a pasta, a medida veio após a demanda excessiva de atendimento no hospital. A secretaria informou que, entre sábado e terça, as consultas serão feitas por três pediatras em cada período.

Para a secretaria, a alteração visa melhorar o atendimento à população. Os serviços de internação pediátrica e neonatal continuarão funcionando normalmente. Um pediatra fará o atendimento dos casos mais graves entre quarta e sexta-feira.

Segundo a pasta, a medida veio após a demanda excessiva de atendimento no hospital. A secretaria informou que, entre sábado e terça, as consultas serão feitas por três pediatras em cada período. Para a secretaria, a alteração vai melhorar o atendimento à população. Os serviços de internação pediátrica e neonatal continuarão funcionando normalmente. Um pediatra fará o atendimento dos casos mais graves entre quarta e sexta-feira.

A secretaria informou que a concentração de atendimento em quatro dias fará com que o hospital consiga manter uma escala mínima de três médicos por período do dia. Atualmente, segundo a Saúde, a pediatria do Gama atende aproximadamente 300 crianças por dia entre sábado e terça-feira. De quarta a sexta, são cerca de 150 atendimentos diários.

Em abril, o governo do Distrito Federal decidiufechar por tempo indeterminado a pediatria do Hospital Regional de Santa Maria. A medida foi tomada após reclamações por falta de profissionais. Os sete médicos da especialidade que estavam lotados na unidade de saúde passaram a atender no Gama. A expectativa da pasta é de reabrir a pediatria de Santa Maria até o fim de maio.

De acordo com o subsecretário de Atenção à Saúde, Roberto Bittencourt, a escala com os pediatras será reforçada nos próximos dias e a situação na região deve ser normalizada em até duas semanas. Ele afirmou ainda que a secretaria tem contratado profissionais temporários para pediatrias e que o concurso público que prevê mais vagas para a especialidade foi autorizado pela Secretaria de Planejamento.

Bittencout disse que, atualmente, o DF conta com 722 pediatras na rede pública, entre efetivos e temporários. Ele afirmou que para o atendimento ser normalizado em todos os hospitais, o número deve girar em torno de mil profissionais da área. Segundo o subsecretário, pediatria é a especialidade com a maior demanda na rede pública de saúde.

A secretaria disse que o atendimento nas pediatrias do DF tem aumentado desde o início do ano devido a mudança de clima. Por isso, 33 leitos do Hospital de Santa Maria serão reativados e 34 leitos serão abertos no Hospital de Taguatinga (HRT) para internações, diz a pasta.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados