Mundo
Crise Profunda na Economia Alemã
A economia da Alemanha enfrenta sua crise mais severa desde o período pós-guerra, de acordo com a principal associação industrial do país, que criticou o governo pela falta de ação apesar da queda na produção pelo quarto ano consecutivo.
O governo liderado pelo conservador Friedrich Merz está desafiado a reanimar uma economia parada há mais de dois anos e que passa por transformações significativas.
O sistema industrial alemão está enfraquecido pela competição global, especialmente da China, e pelos altos preços da eletricidade, que prejudicam sua capacidade de competir.
“A economia alemã está em declínio acelerado e, ainda assim, o governo não responde com a determinação necessária”, denunciou Peter Leibinger, presidente da Associação das Indústrias Alemãs (BDI, na sigla em alemão), em um comunicado.
A BDI prevê uma redução de 2% na produção este ano, indicando o quarto ano consecutivo de queda industrial, e solicita que as autoridades adotem uma mudança urgente na política econômica, com foco claro em competitividade e crescimento.
Segundo a federação, no terceiro trimestre, a produção caiu 0,9% em comparação ao trimestre anterior e 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Merz prometeu diversas reformas e a simplificação da burocracia para fomentar a inovação e diminuir os custos produtivos. No entanto, para os industriais da maior economia da Europa, a resposta do governo tem sido lenta.
“Cada mês sem reformas estruturais contundentes resultará na perda de mais empregos”, alertou a BDI.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login