Brasil
De ar-condicionado a tapete gelado para pets: a influência do calorão nas buscas para a Black Friday 2023
Se em 2022 a Copa do Mundo foi destaque de buscas “atípicas” na Black Friday, este ano o responsável por mexer com os ânimos dos consumidores é o calorão.
Segundo dados do Google, itens como ar-condicionado e ventilador estão entre os dez mais buscados nos últimos quatro dias — reta final para a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (24).
A alta não é à toa: o país vem enfrentando uma onda de calor sem precedentes, com máximas superando os 40ºC em diversas cidades e sensação térmica perto da casa dos 60ºC, como registrado no Rio de Janeiro.
No caso do ar-condicionado, houve um aumento de 535% na procura pelo item no início desta semana em comparação com a média diária de outubro — mês sem a sazonalidade da Black Friday. Para efeito de comparação, o avanço no mesmo período em 2022 foi de 25%.
“Eletrodomésticos, de maneira geral, são itens muito buscados na Black Friday. Mas o nível de crescimento de categorias dentro de ar e ventilação, como ar-condicionado, ventilador e climatizador, tem se destacado este ano. Não é comum”, diz Ana Fritoli, especialista de insights para o varejo do Google.
Cabe observar que a procura dos consumidores tem ido além dos produtos considerados tradicionais, de acordo com os dados do Google.
Na categoria Pets, por exemplo, tapete gelado foi o termo mais clicado ao longo da semana, além de registrar um crescimento de 25% de terça (21) para quarta-feira (22).
Já no início desta semana, o efeito Black Friday gerou um aumento de 6.546% nas buscas pelo termo em relação à média diária de outubro, ante alta de 33% no mesmo período de 2022.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login