Conecte Conosco

Notícias Recentes

Debate sobre segurança freia crescimento de aprovação de Lula

Publicado

em

A grande operação policial realizada no Rio de Janeiro reacendeu a discussão sobre segurança pública no Brasil e interrompeu a melhora na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado no dia 12, a reprovação ao governo subiu de 49% para 50%, enquanto a aprovação recuou de 48% para 47%, marcando a primeira queda nas avaliações desde maio.

Essas variações estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo. Em outubro, a aprovação era de 48% e a reprovação de 49%. No começo do ano, os índices eram 47% e 49%, respectivamente. Desde maio, quando o governo teve o maior índice de reprovação, 57%, os números vinham melhorando gradualmente.

A pesquisa entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre 6 e 9 de novembro, com nível de confiança de 95%. O estudo foi feito durante a repercussão da operação no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, sendo a mais violenta da história do estado, reacendendo o debate sobre a política de segurança pública. A ação teve ampla aprovação popular: 67% apoiam a operação, enquanto 25% desaprovam.

O apoio às ações policiais e o aumento do debate sobre segurança foram acompanhados de uma piora na avaliação do governo. A parcela da população que considera a gestão de Lula positiva caiu de 33% para 31%, e a avaliação negativa subiu de 37% para 38%. Outros 28% classificam o governo como regular.

Antes mesmo da operação, as declarações de Lula sobre a segurança já enfrentavam rejeição. Em viagem à Malásia, quando se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula afirmou que “os traficantes também são vítimas dos usuários”. Segundo a Quaest, 81% dos brasileiros discordam dessa frase, contra 14% que concordam e 5% que não souberam responder. A rejeição é maior no Rio de Janeiro, com 85% discordantes (dados de outubro).

Depois disso, na última terça-feira, dia 4, o presidente voltou a comentar o tema e chamou a ação policial no Rio de “desastrosa”. Essa declaração também foi mal recebida pela maior parte da população, com 57% discordando e 38% concordando, enquanto 5% não souberam responder.

O desgaste do governo acontece em momento em que a segurança pública voltou a ser uma das principais preocupações dos brasileiros. A violência foi apontada como o principal problema do país por 38% dos entrevistados, cifra maior que os 30% registrados em outubro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados