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DER quer mais seis meses para entregar obras do Expresso DF

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O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Distrito Federalpediu mais seis meses de prazo para concluir as obras do Expresso DF, que vai ligar Gama e Santa Maria à Rodoviária do Plano Piloto. Pelo contrato, o serviço deveria ser entregue no próximo mês.

“O contrato terminaria agora em 6 de junho e nós pedimos prorrogação de mais seis meses pra dar tempo de acabar essa parte de ajuste fino, testes, pra fazer uma entrega com tranquilidade, com qualidade”, diz o superintendente técnico do DER Samuel Dias.

A pista exclusiva ainda está em obras . Não há fiscalização no local e os motoristas comuns andam na faixa do expresso. O DER afirma que vai instalar radares em 15 dias. Perto do Park Way, os ônibus passam na área dos carros. Há cones na pista exclusiva. No trecho deSanta Maria há muitos serviços a serem realizados.

“Uma série de imprevistos foram ocorrendo ao longo, no decorrer da obra, a gente teve que fazer uns ajustes. Isso tomou tempo da gente e a gente foi obrigado a pedir uns dias de prazo”, afirma Dias.

O Expresso DF funciona em fase de testes desde abril último. O DFTrans ainda tem uma previsão de prazo para que o novo modelo circule em todos os horários e com passagem paga. Quando isso acontecer, 65 ônibus novos vão rodar dentro do Gama.

Nesta terça-feira (27), um ônibus articulado do Expresso DF Sul foi flagrado quebrado no final do Eixão Sul, na altura da quadra 216. Responsável pela frota, a Pioneira disse que o veículo não transportava passageiros, pois fazia um teste, cronometrando o percurso. O DER disse que não houve nenhuma anormalidade no trânsito local por causa do problema, apenas uma  pequena retenção.

Na fase de testes, o Expresso DF só roda das 11h às 14h. Não é cobrada passagem. A viagem da Rodoviária do Plano Piloto ao Gama dura em média 45 minutos.

A proposta do GDF é de que os coletivos trafeguem em um corredor exclusivo, 24 horas por dia. O objetivo do governo é reduzir em 50 minutos o tempo de viagem dos passageiros. Ele deve beneficiar 270 mil pessoas.

Cada ônibus do Expresso DF Sul tem capacidade para 130 usuários e conta com portas de acesso nos dois lados. Com isso, passageiros poderão embarcar do lado esquerdo no corredor do Expresso DF Sul e desembarcar do lado direito no Plano Piloto.

O intervalo médio em cada estação deverá ser de oito minutos no período de testes. Após essa fase, esse tempo será de quatro minutos, segundo a Secretaria de Transportes. As obras do Expresso DF Sul deveriam ter sido concluídas em junho do ano passado, para a Copa das Confederações.

O sistema prevê terminais em Santa Maria e no Gama, 15 estações, 15 passarelas e anexos de terminais nas rodoviárias do Plano Piloto e do Gama. O investimento inicial para a implementação da obra foi de R$ 533 milhões, segundo o GDF.

Fonte: G1

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