Mundo
Despedida emocionante a Diogo Jota e André Silva em Portugal

Familiares, amigos, fãs e figuras do mundo do futebol se reuniram neste sábado (5), em um funeral realizado em Gondomar, próximo ao Porto, para prestar a última homenagem ao atacante português do Liverpool, Diogo Jota, que faleceu na quinta-feira aos 28 anos em um acidente de trânsito, juntamente com seu irmão André Silva, de 26 anos.
A cerimônia começou às 9h GMT (6h em Brasília) na igreja matriz de Gondomar, local onde ambos cresceram, e foi conduzida pelo Bispo do Porto, conforme notícias locais.
Diogo Jota, jogador dos Reds, e seu irmão, que atuava na segunda divisão portuguesa, perderam a vida em um acidente durante a noite de quarta-feira em uma rodovia no norte da Espanha.
O primeiro-ministro e o presidente de Portugal, Luís Montenegro e Marcelo Rebelo de Sousa, assim como personalidades do futebol como o agente Jorge Mendes, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, e o jogador do Manchester United, Diogo Dalot, estiveram presentes no velório em Gondomar na sexta-feira.
“O futebol está profundamente em luto. Diogo era um símbolo do talento que o futebol português representa”, declarou Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que também veio prestar suas condolências à família.
Luto em Anfield
A perda de Diogo e seu irmão causou grande comoção no mundo esportivo. Em Liverpool, nas proximidades do Estádio Anfield, onde um livro de condolências foi colocado, dezenas de torcedores dos Reds deixaram flores, balões em forma de coração e cachecóis com a frase “Descanse em paz, Diogo Jota”.
Em Gondomar, onde vivem seus pais, Diogo José Teixeira da Silva iniciou sua carreira no futebol e ficou conhecido popularmente como “Jota”, nome que representa a letra “J” em português.
“Lembrarei dele como uma pessoa muito amável, educada, que amava a todos e estava sempre sorrindo”, comentou à AFP um antigo colega de escola, Pedro Neves, operário da construção civil de 31 anos que mora perto do campo do Gondomar Sport Clube, onde Diogo Jota criou uma academia com seu nome.
O carro de Diogo Jota e seu irmão, um Lamborghini Huracán alugado, conforme a imprensa portuguesa, saiu da via e pegou fogo.
A principal hipótese é que um estouro do pneu tenha provocado o acidente durante uma ultrapassagem.
Reação e adiamento dos treinos
Diante da tragédia, o Liverpool decidiu adiar a retomada dos treinamentos. Inicialmente planejado para sexta-feira com testes físicos, o retorno foi postergado para segunda-feira.
O atacante egípcio do Liverpool, Mohamed Salah, expressou estar tomado pelo medo de voltar ao clube sem seu companheiro português.
“Estou completamente sem palavras (…). Jogadores vão e vêm, mas não assim. Será muito difícil aceitar que Diogo não estará presente quando retornarmos”, escreveu o artilheiro da última Premier League em sua conta no Instagram.
Jota, que havia se casado com sua companheira de longa data e mãe de seus três filhos em 22 de junho, seguia em direção a Santander, no norte da Espanha, quando sofreu o acidente.
Fontes da mídia indicam que ele planejava embarcar em uma balsa dali para a Inglaterra, pois havia sido aconselhado a evitar viagens aéreas devido a uma cirurgia pulmonar recente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login