Centro-Oeste
Detran-DF anuncia novidades para tirar CNH
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou nesta terça-feira (9/12) que está aguardando a publicação oficial da nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União para implementar as alterações no processo para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Detran-DF reafirmou seu compromisso com o cumprimento das normas de trânsito e destacou que está preparado para colocar em prática as futuras mudanças.
Na última terça-feira (9/12), as mudanças aprovadas pelo Contran foram oficializadas em uma cerimônia no Palácio do Planalto. No entanto, as novas regras ainda precisam ser publicadas no Diário Oficial para entrarem em vigor.
Entre as principais alterações, as aulas práticas em autoescolas deixarão de ser obrigatórias para emitir a CNH, permitindo que os alunos sejam acompanhados por instrutores independentes. Além disso, o curso teórico passará a ser oferecido gratuitamente em formato digital.
Mesmo com as mudanças, continuam obrigatórias as provas teórica e prática, além dos exames médicos e a coleta de dados biométricos.
O conteúdo teórico ficará disponível online para acesso gratuito, mas quem desejar poderá estudar presencialmente em autoescolas e instituições autorizadas.
Após o curso teórico, os candidatos deverão realizar a coleta biométrica (assinatura, digitais e foto) em uma unidade do Detran, juntamente com os exames médicos. As avaliações físicas e psicológicas serão agendadas em clínicas credenciadas pelo órgão.
O número mínimo de aulas teóricas obrigatórias será eliminado, e a carga mínima de 20 horas para aulas práticas foi reduzida para apenas duas horas. As provas teórica e prática continuam sendo exigidas, com agendamento e avaliação pelo Detran.
As autoescolas continuarão funcionando, porém, a exclusividade no oferecimento das aulas práticas não será mais necessária, podendo os alunos optar por instrutores autônomos, que não estejam vinculados a autoescolas. O carro utilizado para as aulas poderá ser do instrutor ou do próprio candidato.
Detran-DF reafirma seu empenho em cumprir as leis de trânsito e em oferecer serviços de qualidade para a população do Distrito Federal, sempre buscando garantir a segurança nas vias.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login