Brasil
Em Teresina, Covid-19 matou 59 vezes mais pessoas que a gripe em 2020, aponta estudo da FMS
A Covid-19 já matou 59 vezes mais pessoas que a gripe em Teresina no ano de 2020. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (18) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
Conforme a FMS, do dia 29 de março a 18 junho, a doença causada pelo coronavírus acarretou a morte de 238 pessoas, enquanto a gripe foram quatro desde o início do ano. Ainda de acordo com os dados, 1.191 pessoas foram curadas da Covid-19.
Em relação ao número de infectados, em três meses, mais de 5 mil pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19. Por outro lado, foram 104 casos de Influenza notificados na cidade.
Para o infectologista Walfrido Salmito, membro do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), não há dúvidas de que a Covid-19 é mais perigosa do que a gripe comum por ser mais contagiosa e letal.
“O que temos observado é que a Covid-19 é uma doença bem mais perigosa que a gripe, por ser mais contagiosa e letal. A Organização Mundial de Saúde estima que a taxa de mortalidade da Covid-19 já é 10 vezes superior à da Influenza”, afirmou.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta , uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login