Conecte Conosco

Tecnologia

Envio de cheiros pelo smartphone será possível em 2015

Publicado

em

Em breve você poderá usar uma mensagem SMS para enviar odores a um amigo pelo smartphone, graças a um sistema que será lançado em 2015, mas que já começa a dar as caras neste ano.

Um aparelho cilíndrico chamado oPhone, idealizado pelo professor David Edwards (que leciona Engenharia Biométrica em Harvard), será o responsável pela geração de sinais aromáticos feitos através de pequenas misturas de vapor. Ele será acoplado ao smartphone e funcionará de forma semelhante aos aerosóis médicos, manipulando partículas.

Em entrevista à AFP, Edwards disse que em 17 de junho será lançado o aplicativo gratuito oSnap, a princípio apenas para iPhone, que contará inicialmente com 32 aromas originais. O usuário poderá criar um cheiro misturando entre um e oito odores, ou seja, pode-se fazer 300 mil combinações.

Entre os dias 17 e 31 do mesmo mês será criada uma campanha no site de financiamento colaborativo Indiegogo, enquanto, entre 19 e 31, o público poderá ver todo o sistema em funcionamento no Laboratório, espaço criado pelo professor em Paris.

Quando tudo estiver operando plenamente, a pessoa conseguirá fotografar um objeto e “ilustrá-lo” com cheiros. Então, usando o arquivo chamado oNote, poderá enviar um SMS com a composição do aroma – caso esteja com um iPhone, o destinatário usa o oPhone para baixar e sentir o odor, que será gerado por cartuchos oChips.

Quem participar da campanha de financiamento poderá comprar um aparelho por 149 euros, sendo que depois ele estará no mercado por 199 euros. O pacote com quatro cartuchos oChips será vendido por US$ 20.

Edwards acredita que os valores cairão à medida que o produto se popularizar e for miniaturizado. “Em um segundo momento, haverá a possibilidade de tirar uma foto, da qual um software deduzirá o odor, ajustar os odores de base cujo número aumentará com outros domínios temáticos”, disse ele.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados