Mundo
EUA impõem sanções a petrolíferas russas e exigem cessar-fogo imediato
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos aplicou recentemente sanções contra as duas maiores companhias petrolíferas da Rússia, Rosneft e Lukoil OAO. Essa decisão foi tomada devido à percepção de que a Rússia não demonstra comprometimento sério para negociar a paz e encerrar o conflito na Ucrânia.
Essas medidas americanas visam aumentar a pressão sobre o setor energético da Rússia, comprometendo a capacidade do governo russo de financiar seu esforço de guerra e manter sua economia debilitada.
A sanção bloqueia todos os bens e interesses nas propriedades dessas empresas localizadas nos Estados Unidos ou sob controle de cidadãos americanos. Além disso, qualquer entidade que seja controlada em 50% ou mais pela Rosneft ou Lukoil também estará bloqueada, mesmo que não tenha sido mencionada diretamente.
Scott Bessent, secretário do Tesouro, frisou: “Este é o momento de cessar a violência e implementar um cessar-fogo imediato”. Ele afirmou que o Tesouro está pronto para adotar novas medidas, se for necessário, para apoiar os esforços do presidente dos EUA, Donald Trump, na busca por um fim para o conflito. Incentivou ainda que os aliados dos EUA se unam a essas sanções.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login