Conecte Conosco

Notícias Recentes

Expresso DF começa a operar em fase de testes

Publicado

em

O Expresso DF Sul, sistema de transporte coletivo de passageiros que ligará as regiões administrativas do Gama e Santa Maria ao centro de Brasília, será apresentado à população nesta quarta-feira (2). Os nove ônibus do novo modelo estão sendo testados desde a última segunda (31).

Interior de um dos ônibus do Expresso DF Sul que será apresentado nesta quarta-feira (2) à população. (Foto: TV Globo / Reprodução)

Nesta quarta, um dos coletivos sairá do terminal de embarque do Gama com convidados e jornalistas. O veículo fará uma parada na estação Granja do Ipê, no Park Way, e depois seguirá para o ponto final na Rodoviária do Plano Piloto. Técnicos irão percorrer o trecho para calcular o tempo de viagem e de espera nas estações. Também serão checados itens de segurança.

Os passageiros poderão embarcar nos novos ônibus depois da primeira viagem teste. Não será cobrada tarifa até que o novo sistema esteja em pleno funcionamento.

Os coletivos do Expresso DF Sul vão trafegar num corredor exclusivo, 24 horas por dia, segundo o GDF. O objetivo do governo é reduzir em 50 minutos o tempo de viagem dos passageiros. O novo sistema deve beneficiar 270 mil pessoas.

Uma das estações construídas para receber passageiros do Expresso DF Sul. (Foto: TV Globo / Reprodução)

Cada ônibus do Expresso DF Sul tem capacidade para 130 pessoas e conta com portas de acesso nos dois lados. Com isso, passageiros poderão embarcar do lado esquerdo no corredor do Expresso DF Sul e desembarcar do lado direito no Plano Piloto.

O intervalo médio em cada estação deverá ser de oito minutos no período de testes. Após essa fase, esste tempo será de quatro minutos, segundo a Secretaria de Transportes.

As obras do Expresso DF Sul deveriam ter sido concluídas no ano passado, a tempo de os passageiros utilizarem o modelo de transporte durante a Copa das Confederações.

O sistema prevê terminais em Santa Maria e no Gama, 15 estações, 15 passarelas e anexos de terminais nas rodoviárias do Plano Piloto e do Gama. O investimento inicial para a implementação da obra foi de R$ 533 milhões, segundo o GDF.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados