Mundo
Falha em software do Airbus A320 causa atrasos e cancelamentos globais
Companhias aéreas ao redor do mundo agiram rapidamente neste sábado (29) para solucionar um defeito em um programa de computador que afeta os jatos Airbus A320, após uma investigação revelar que o problema pode ter provocado uma descida súbita de um avião da JetBlue no mês passado.
Essa situação levou à paralisação temporária de aeronaves na Ásia e Europa, além de ameaçar o transporte aéreo nos Estados Unidos durante o fim de semana mais movimentado do ano, em razão do feriado de Ação de Graças.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) uniu-se à Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) para exigir que as companhias aéreas realizem uma atualização do software. Mais de 500 aeronaves registradas nos Estados Unidos serão afetadas.
Essa correção pode provocar uma interrupção breve nos horários dos voos, conforme alertou a agência europeia. No Japão, a All Nippon Airways, operadora de mais de 30 aviões, cancelou 65 voos domésticos para o sábado, e há possibilidade de mais cancelamentos no domingo.
O ajuste no software acontece justamente no momento em que os passageiros nos Estados Unidos começavam a retornar para casa após o feriado. A American Airlines, que possui cerca de 480 aviões da família A320, teve 209 afetados. A empresa afirmou que a atualização levará cerca de duas horas para muitas aeronaves e prevê alguns atrasos, mas está empenhada em minimizar os cancelamentos.
A Air India declarou em uma publicação na rede social X que seus técnicos estão realizados a atualização e já concluíram o procedimento em mais de 40% das aeronaves que precisam da correção, garantindo que não houve cancelamentos até o momento.
A Delta espera que o problema atingir menos de 50 de suas aeronaves A321neo. A United informou que seis aviões da sua frota foram afetados e prevê pequenos transtornos em alguns voos. A Hawaiian Airlines afirmou que não foi afetada pelo problema.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login