O jornalista, produtor e diretor Fernando Faro, criador e apresentador do programa “Ensaio”, da TV Cultura, morreu na madrugada desta segunda-feira (25) em São Paulo aos 88 anos. O corpo será velado a partir das 9h desta segunda-feira no Cemitério do Araçá.
Criado em 1969 na TV Tupi, o “Ensaio” ficou conhecido por retratar grandes nomes da MBP. As marcas do programa são o registro intimista dos músicos entrevistados e os silêncios. Os artistas aparecem em close, e de Faro só se ouvia a voz.
“O meu vocabulário de TV tem a pausa, o silêncio”, afirmou em depoimento a um especial da emissora. “Eu li uma vez um negócio do [filósofo canadense Marshall] McLuhan em que ele dizia que o plano geral, em TV, não mostra nada. Só o close – o big close – pode mostrar alguma coisa.”
Em seu perfil no Facebook, o músico e apresentador Rolando Boldrin, a frente do programa “Sr. Brasil”, também da Cultura, lamentou a morte: “Hoje a TV Brasileira perde um grande profissional. Nosso Querido Amigo Fernando Faro. A música Brasileira perde a sua Maior Referência, e o Céu ganha um Anjo da nossa Música”.
Fernando Faro nasceu em 21 de junho de 1927 em Aracaju (SE). Estudou durante três anos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, mas abandonou o curso para trabalhar como jornalista. Além da TV, trabalhou no rádio e com teatro.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login