Economia
Fim da alta da Selic e clima positivo internacional impulsionam Ibovespa

O otimismo no mercado externo traz um impulso moderado para o Ibovespa nesta terça-feira, 24, após o anúncio de cessar-fogo entre Israel e Irã feito pelos Estados Unidos na segunda-feira, 23. Israel acusou o Irã de descumprir a trégua, o que foi negado pelo governo iraniano.
Apesar do alívio nos mercados acionários, a queda nas commodities limita a alta do índice. O preço do petróleo caiu mais de 5,00% e o minério de ferro em Dalian registrou baixa de 0,42%. Dessa forma, as ações da Petrobras recuaram entre 1,72% (PN) e 1,60% (ON) por volta das 11h20. As ações da Vale caíram 0,40%. No entanto, papéis ligados ao ciclo econômico e grandes bancos subiram, refletindo a percepção de que o ciclo de aperto da Selic chegou ao fim no Brasil.
Embora o documento divulgado não indique o momento exato do início da queda da taxa básica de juros, ele sugere o término do ciclo de alta da Selic, segundo Luiz Roberto Monteiro, operador da mesa institucional da Renascença. “A ata não trouxe novidades significativas em relação ao comunicado”, comentou. Ontem, ações do setor financeiro caíram diante da expectativa gerada pela ata.
Na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) da semana passada, a Selic foi elevada de 14,75% para 15,00% ao ano, contrariando algumas previsões. No documento publicado nesta manhã, o colegiado justificou a decisão, afirmando que a economia ainda demonstra resiliência, dificultando a convergência da inflação à meta e demandando maior rigor monetário.
O Copom indicou que a taxa Selic deve permanecer em patamar contracionista por um longo período até que a inflação se aproxime da meta estabelecida.
De acordo com o economista-chefe da Ativa Investimentos, Etore Sanchez, o Banco Central mantém uma postura firme, evidenciando a expectativa de que a Selic permanecerá em 15,0% até, pelo menos, meados do próximo ano.
Além de acompanhar o conflito no Oriente Médio, os investidores também estão atentos ao presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que manteve os juros entre 4,25% e 4,50% na semana passada. Powell participa de sessão na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos hoje e fará nova comunicação amanhã.
Recentemente, Powell reafirmou que a política monetária está bem posicionada para observar o andamento da economia antes de realizar novos ajustes nas taxas de juros.
Às 11h30, o Ibovespa registrava alta de 0,30%, atingindo 136.985,73 pontos, depois de oscilar entre máxima de 137.199,05 pontos (+0,47%) e mínima de 136.253,69 pontos (-0,22%). Entre as maiores valorizações, as ações da CVC ON subiram 6,99%. No setor bancário, o papel da Unit do Santander teve o maior ganho, de 2,13%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login