Economia
Flybondi da Argentina investe US$ 1,7 bi para ampliar frota com aviões Airbus e Boeing
A Flybondi, companhia aérea de baixo custo da Argentina, firmou um acordo preliminar com a Airbus e a Boeing para adquirir até 35 aeronaves, em um investimento estimado de US$ 1,7 bilhão. A intenção é que essa nova frota permita o crescimento das operações da empresa na América Latina, incluindo a abertura de novas rotas no Brasil, especialmente na região Nordeste.
Esse investimento conta com o apoio do maior acionista da Flybondi, o fundo americano COC Global Enterprise.
O acordo contempla 25 pedidos confirmados e 10 opções adicionais, o que poderá expandir a frota da aérea em até 230% nos próximos quatro anos.
As entregas dos aviões estão previstas a partir do final de 2027, sendo que os modelos Airbus A220 chegarão até 2029 e os Boeing 737 MAX 10 até 2030.
Entre as aeronaves, 15 serão do modelo Airbus A220-300, com possibilidade de adquirir mais cinco, tornando a Flybondi a primeira operadora desse avião na América do Sul. A companhia também solicitou 10 unidades do Boeing 737 MAX 10, com opção para cinco adicionais.
Com essa frota renovada, a empresa busca aumentar a oferta de assentos domésticos, expandir sua malha aérea e diminuir as emissões de carbono, conforme declarado pelo CEO Mauricio Sana.
Mauricio Sana comentou que a nova frota ajudará a empresa a consolidar sua presença em mercados fora da Argentina e abrirá novas possibilidades na América Latina e Caribe nos próximos cinco anos.
Quanto ao Brasil, o executivo mencionou o Nordeste como uma área com potencial para novos voos conectando a Argentina a essa região, embora ainda estejam estudando os detalhes técnicos e operacionais.
Além do Brasil, a Flybondi pretende aumentar sua atuação no Paraguai e Peru, com a retomada de rotas para Assunção e a introdução de voos entre Iguazú e Lima. Mauricio Sana também apontou que podem surgir oportunidades futuras na Colômbia e Bolívia, dependendo do ambiente regulatório.
Atualmente, a companhia opera 32 rotas, sendo 22 domésticas e 10 internacionais, cobrindo 23 destinos, incluindo cidades no Brasil, Paraguai e recentemente Peru. No Brasil, já realiza voos para Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador e Maceió.
Independência e competição no mercado
Em meio a uma onda de fusões e alianças no setor aéreo, o CEO Mauricio Sana afirmou que a Flybondi não planeja fusões ou integrações com outros grupos por pelo menos os próximos três a quatro anos, valorizando a independência para investir em projetos como este.
Ele reconheceu, porém, que o cenário competitivo na América Latina está se tornando mais concentrado, com o mercado polarizando entre dois grandes grupos, o Abra e a Latam, o que deve resultar em maior concentração nos próximos anos.
Recentemente, o grupo Abra, que controla a Gol e a Avianca, anunciou a união da companhia chilena Sky ao seu portfólio, ampliando sua presença na região.


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