Economia
Google enfrenta investigação da UE por uso de conteúdo em resumos de IA

O Google está sob investigação por práticas antitruste na União Europeia devido ao uso de resumos criados por inteligência artificial, chamados de AI Overviews. A denúncia foi feita por um coletivo de editores independentes conhecido como The Independent Publishers Alliance.
De acordo com documentos acessados pela Reuters, o grupo pediu à Comissão Europeia que tome medidas imediatas para impedir prejuízos contínuos e possivelmente irreparáveis aos seus negócios.
Os AI Overviews do Google, que aparecem para os usuários em mais de cem países, consistem em resumos gerados por IA a partir de conteúdo de diversos sites, e são exibidos acima dos resultados tradicionais de busca. Desde maio, o Google passou a inserir anúncios nesses resumos.
A Alphabet, empresa controladora do Google, está investindo fortemente na integração de inteligência artificial na busca para aprimorar a experiência do usuário. Contudo, essa iniciativa tem gerado preocupações entre alguns fornecedores de conteúdo, que afirmam que isso reduz seu tráfego, leitores e receita.
O documento entregue pela Aliança de Editores à Comissão Europeia, datado de 30 de junho, acusa o Google de abusar de sua posição dominante no mercado de buscas online.
“O principal serviço de busca do Google está usando inadequadamente conteúdo da internet nos AI Overviews, causando — e continuando a causar — danos sérios aos editores, incluindo os de notícias, em forma de perda de visitantes, leitores e receitas”, revela o documento obtido pela Reuters.
Segundo a reportagem da Reuters, o documento também afirma que o Google coloca seus AI Overviews no topo da página de resultados, exibindo resumos próprios baseados em material dos editores, prejudicando o conteúdo original dessas fontes.
“Os editores que usam o Google Search não têm como impedir que seu conteúdo seja usado para treinar os modelos de IA do Google e/ou para gerar resumos, sem perder a chance de aparecer nos resultados da busca geral”, acrescenta a denúncia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login