Mundo
Grande manifestação na Sérvia pelo aniversário do desabamento da estação ferroviária
Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se neste sábado (1º) para homenagear as vítimas do desabamento fatal ocorrido há um ano na estação ferroviária de Novi Sad, desencadeando um amplo movimento de protesto em todo o país.
Uma multidão considerável concentrou-se no centro de Novi Sad, no norte da Sérvia, por volta do meio-dia local.
A polícia contabilizou 39 mil pessoas nas manifestações à tarde, número este que não pôde ser confirmado de forma independente. Segundo jornalistas da AFP presentes no local e imagens aéreas, havia pelo menos 100 mil manifestantes.
A partir das 11h52 locais (07h52 no horário de Brasília), os participantes no centro da cidade mantiveram 16 minutos de silêncio.
Naquele exato horário, um ano atrás, ocorreu a tragédia com o desabamento do teto de concreto da estação ferroviária recém-reformada, causando a morte instantânea de 14 pessoas.
Dois feridos acabaram morrendo posteriormente, elevando a contagem total de vítimas para 16, incluindo duas crianças.
Este desastre também motivou um dos maiores movimentos de protesto já registrados na nação de 6,5 milhões de habitantes, localizada na Península Balcânica.
Os protestos foram rapidamente liderados por estudantes.
Professores universitários e alunos têm promovido longas marchas como a realizada neste sábado por vários meses, buscando alcançar o maior número possível de cidades e vilarejos para expor suas demandas, como a realização de eleições antecipadas.
A maior parte dos protestos é pacífica, mas neste verão houve confrontos violentos com apoiadores do presidente.
Para os detratores do presidente nacionalista de direita Aleksandar Vucic, a tragédia simboliza a corrupção que, alegam, está minando os vastos projetos de obras públicas no país.
Na sexta-feira, milhares já tinham se reunido para receber os estudantes que caminharam de várias regiões da Sérvia.
No final da tarde deste sábado, milhares se concentraram nas margens do rio Danúbio, segurando flores brancas e observando mais 16 minutos de silêncio, iluminando o local com as luzes de seus celulares.
Em seguida, soltaram 16 lanternas ao céu e ergueram um grande cartaz na fortaleza de Novi Sad com a mensagem: “Estaremos juntos amanhã e todos os dias até que a justiça seja feita”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login