Conecte Conosco

Economia

Haddad explica troca de dívidas de hospitais por atendimento no SUS

Publicado

em

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta terça-feira, 24, que instituições do setor de saúde acumulam dívidas que somam R$ 34,131 bilhões. São 3.537 hospitais e entidades que possuem essas dívidas.

Segundo Haddad, a iniciativa de permitir que os hospitais negociem suas dívidas por meio da prestação de atendimento à população pelo SUS é uma forma de tratar as instituições de maneira diferenciada, evitando a inadimplência. O programa possibilitará que essas dívidas sejam quitadas através dos serviços de saúde oferecidos à população.

O ministro da Fazenda participou de coletiva ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para apresentar o programa Agora Tem Especialista. Conforme divulgado pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, em maio, a proposta de troca das dívidas hospitalares e de planos de saúde com a União por exames, consultas e procedimentos está prevista na medida provisória do programa, que integra o esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fortalecer sua popularidade este ano.

Haddad ressaltou que as consequências da pandemia na saúde ainda persistem e compartilhou um exemplo pessoal, mencionando alguém da família que deixou de fazer exames preventivos durante a pandemia e acabou sendo diagnosticado com uma doença em estágio avançado.

“Muitas famílias enfrentam situações similares, escapando da covid, mas sofrendo com seus efeitos prolongados”, afirmou.

O programa Agora Tem Especialista está alinhado com o objetivo de construir um país mais justo e acessível, segundo o ministro. Além disso, reforçou que o governo do presidente Lula retomou o cumprimento dos pisos constitucionais destinados à saúde.

Haddad concluiu que a Fazenda acompanhará o progresso do programa, pronta para colaborar com a Saúde a fim de garantir que o projeto atinja seus objetivos, ressaltando que essa iniciativa salva vidas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados