Conecte Conosco

Economia

IBGE aponta queda nos preços de 17 atividades em maio

Publicado

em

A redução de 1,29% nos valores dos produtos industriais ao sair da fábrica em maio foi resultado de diminuições em 17 das 24 actividades avaliadas, de acordo com o Índice de Preços ao Produtor (IPP) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (4).

Em maio, a principal causa da deflação mensal foi a queda nos preços dos alimentos, contribuindo com 0,34 ponto percentual da diminuição total de 1,29% no índice.

Este foi o quarto mês consecutivo de queda no IPP, registrando a maior retração para um mês desde junho de 2023 (-2,72%).

Houve também impacto significativo no IPP de maio devido à diminuição nos preços do refino de petróleo e biocombustíveis (-0,28 ponto), outros produtos químicos (-0,26 ponto) e da indústria metalúrgica (-0,23 ponto).

Murilo Alvim, diretor do IPP, explicou em nota pelo IBGE que o resultado dos alimentos foi influenciado pela queda dos preços de commodities como a cana-de-açúcar e a soja, que estavam em safra, aumentando a oferta destes produtos. A redução dos custos devido à baixa no valor da cana levou ao barateamento dos açúcares, principalmente do açúcar VHP, que é um produto de exportação e sofreu impacto com a valorização do dólar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados