Conecte Conosco

Mundo

Ibovespa sobe após Moraes suspender atos sobre alta do IOF

Publicado

em

O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira (4) estável, mas logo apresentou queda, acompanhando a retração do petróleo e das bolsas europeias. A liquidez na B3 deve se manter baixa, em função do feriado nos Estados Unidos pelo Dia da Independência e uma agenda econômica global com poucos eventos. No cenário doméstico, será divulgada apenas a balança comercial referente a junho.

Mais tarde, o índice passou a subir, atingindo máximas próximas dos 141 mil pontos, impulsionado pela decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Moraes ordenou a suspensão dos efeitos dos decretos emitidos pelo governo Lula que tinham aumentado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), bem como do decreto legislativo que havia anulado tais medidas.

Ao justificar sua decisão, Moraes destacou que o conflito entre Executivo e Legislativo, marcado por declarações contraditórias e embates frequentes, contraria o princípio constitucional da independência e harmonia entre os poderes.

O estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, avaliou que a decisão é neutra a positiva. Ele observou que o mercado já tinha precificado essa situação e que a decisão de Moraes evita um embate direto com governo ou Congresso, retornando o caso ao ponto inicial.

O estrategista da Potenza Capital, Bruno Takeo, sugeriu que o ministro optou por uma postura equilibrada que não desgastasse nenhuma das partes. Ele acrescentou que agora o governo deverá reconsiderar suas propostas e apresentar novas alternativas.

Na sessão anterior, quinta-feira (3), o Ibovespa fechou em recorde de 140.927,86 pontos, com alta de 1,35%, embora o volume negociado tenha sido inferior à média diária, influenciado pelo encerramento antecipado dos mercados americanos.

Com a perspectiva de liquidez reduzida e fragilidades no cenário externo, o Índice Bovespa pode realizar parte dos ganhos recentes, conforme avaliação de Alvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil.

Na manhã de hoje, o petróleo registrava queda perto de 1%, enquanto o minério de ferro teve alta de 0,62% na bolsa de Dalian, China. A Petrobras e a Vale tiveram leves variações positivas e negativas, respectivamente, no pregão.

A tendência é que o Ibovespa conclua a semana com valorização expressiva, acumulando alta de 3,19% até o momento, após uma queda de 0,18% na semana anterior.

No cenário internacional, as negociações comerciais americanas permanecem no foco dos investidores. Donald Trump revelou intenção de anunciar novos acordos similares ao pacto com o Vietnã, próximo ao prazo de 9 de julho para concluir as tratativas tarifárias, enviando ainda comunicações específicas sobre tarifas para cada parceiro. No entanto, o alerta permanece na União Europeia, onde ainda não há sinalizações claras de acordo.

Às 11h20, o Ibovespa já operava com alta de 0,23%, atingindo 141.254,96 pontos, mesmo após oscilar durante o pregão. As ações de grandes instituições financeiras como Itaú Unibanco e Banco do Brasil apresentavam alta após a decisão do ministro Moraes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados