Economia
Importação dos EUA da China cai muito; Vietnã quase alcança mesma participação

A participação da China nas compras dos Estados Unidos caiu para 7,1% em maio, o nível mais baixo desde 2001, conforme dados divulgados pelo Departamento do Censo dos EUA.
Essa redução, de 4,3 pontos percentuais em relação ao ano anterior, integra uma tendência de queda iniciada durante o primeiro mandato do ex-presidente Donald Trump.
Antes do retorno de Trump e a aplicação de tarifas elevadas sobre produtos chineses, a China representava 14,8% das importações dos EUA em setembro de 2024.
Entre os maiores beneficiados desse deslocamento estão os vizinhos asiáticos da China. Em maio, Taiwan e Vietnã responderam cada um por cerca de 6% das importações americanas, em comparação com aproximadamente 3% no ano anterior.
Taiwan está agora apenas 1,2 ponto percentual atrás da China nas importações para os EUA, impulsionada principalmente pela alta demanda por semicondutores para inteligência artificial, área em que o país se destaca.
O crescimento da participação do Vietnã é resultado tanto de produtos reexportados da China quanto de mercadorias fabricadas localmente com componentes chineses. Recentemente, os EUA aplicaram uma tarifa de 40% sobre esses produtos vietnamitas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login