Conecte Conosco

Economia

Indústria cresce em outubro com extração de petróleo e minério

Publicado

em

A produção industrial nacional teve um leve aumento de 0,1% em outubro na comparação com setembro, impulsionada principalmente pelo crescimento de 3,6% nas indústrias extrativas. Os dados foram divulgados pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O avanço foi motivado pelo aumento na extração de petróleo, minério de ferro e gás natural, conforme explicou André Macedo, gerente da pesquisa do IBGE.

Entre os 25 setores industriais pesquisados, 12 apresentaram crescimento na passagem de setembro para outubro.

Também tiveram contribuições positivas importantes os setores de produtos alimentícios (0,9%), veículos (2,0%), produtos químicos (1,3%), equipamentos de informática (4,1%) e artigos de vestuário e acessórios (3,8%).

Por outro lado, entre as 13 atividades que registraram queda, os maiores impactos negativos vieram dos produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-3,9%) e dos produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,8%).

Comparação com outubro de 2024

Na comparação de outubro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial brasileira recuou 0,5%. A redução foi puxada principalmente pelas perdas nos setores de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-10,7%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,4%).

Houve queda na produção em 15 dos 25 setores analisados, com impactos negativos significativos também em farmacêuticos (-9,3%), produtos de metal (-5,9%), máquinas e aparelhos elétricos (-6,3%), impressão e reprodução de gravações (-18,7%), produtos de madeira (-10,7%), produtos químicos (-1,0%) e artigos de couro, para viagem e calçados (-4,3%).

O IBGE salientou que em outubro de 2025, com 23 dias úteis, o número de dias úteis foi igual ao do mesmo mês do ano anterior.

Em contrapartida, entre os nove setores que tiveram crescimento, os maiores avanços vieram das indústrias extrativas (10,1%) e dos produtos alimentícios (5,3%). Outros setores com crescimento relevante foram manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (10,1%), outros equipamentos de transporte (8,3%), máquinas e equipamentos (2,7%) e produtos têxteis (5,9%).

Indicador de difusão

O índice de difusão, que indica a fração dos produtos que tiveram aumento na produção em comparação com o mesmo período do ano anterior, caiu de 52,7% em setembro para 44,1% em outubro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados