Economia
Investigação mira cinco laboratórios na Espanha por surto de peste suína
As autoridades da Catalunha anunciaram que cinco laboratórios estão sendo investigados como possíveis fontes de um surto do vírus da peste suína na Espanha, que tem causado preocupação ao principal produtor europeu dessa carne.
Foi determinada uma revisão completa de todas as instalações dentro de um perímetro de 20 quilômetros consideradas de risco e que trabalham com o vírus da peste suína africana, conforme explicou Salvador Illa, presidente regional da Catalunha, única área espanhola afetada até o momento.
Salvador Illa destacou que são no máximo cinco centros sob investigação, logo após a divulgação inicial sobre suspeitas que apontavam um laboratório como a possível origem do surto.
Adicionalmente, o dirigente confirmou que os 80.000 suínos em 55 fazendas dentro da zona de risco estão saudáveis e aptos para consumo humano seguindo os protocolos estabelecidos, podendo ser vendidos no mercado espanhol com total segurança.
Esse processo de liberação será gradual, conforme antecipado por Salvador Illa.
Até o momento, o vírus foi identificado em 13 javalis mortos próximos a Barcelona, sendo este o primeiro foco da doença detectado na Espanha desde 1994.
A peste suína africana, embora não represente risco para humanos, é uma enfermidade viral hemorrágica com letalidade quase total para suínos e javalis.
O Ministério da Agricultura da Espanha estudará a possibilidade de que o vírus tenha sido vazado de um centro de pesquisa, seguindo um relatório do laboratório europeu de referência que realizou o sequenciamento genético do vírus presente no foco atual.
O genoma encontrado no surto não corresponde aos tipos que circulam atualmente nos diversos países europeus atingidos pela doença, mas à cepa conhecida como ‘Georgia 2007’, que é comum em experimentos realizados em laboratórios.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login