Conecte Conosco

Mundo

Israel e Bolívia voltam a ter relações diplomáticas

Publicado

em

Israel e Bolívia anunciaram que irão reabrir seus canais diplomáticos nesta terça-feira (9), após um afastamento de dois anos causado pela guerra na Faixa de Gaza, conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores de Israel.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, apresentará o acordo para a retomada das relações diplomáticas em Washington, ao lado do seu colega boliviano, Fernando Aramayo, conforme informado pelo ministério.

Em comunicado, Aramayo expressou entusiasmo: “Estamos felizes por iniciar uma nova fase nas relações entre Bolívia e Israel”.

Em outubro de 2023, a Bolívia foi o primeiro país da América Latina a cortar relações com Israel, em resposta ao conflito iniciado na Faixa de Gaza depois do ataque do Hamas a solo israelense em 7 de outubro.

Naquela ocasião, Israel classificou a decisão do governo do presidente socialista Luis Arce como “uma rendição ao terrorismo”.

A Bolívia também participou em um processo contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ) em outubro de 2024, promovido pela África do Sul, alegando violações da Convenção das Nações Unidas sobre o Genocídio.

Um novo presidente com orientação centro-direita, Rodrigo Paz, foi eleito na Bolívia em outubro de 2025.

Saar mencionou que se encontrou com o novo presidente boliviano imediatamente após sua eleição e expressou “a vontade de Israel de iniciar um novo capítulo nas relações bilaterais”.

Ele também destacou positivamente a recente decisão da Bolívia de acabar com a exigência de visto para turistas vindos de Israel.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados