Conecte Conosco

Notícias Recentes

Líder do PT-PE critica alterações no PL Antifacção: ‘Proteção ou risco?’

Publicado

em

O presidente estadual do PT e deputado federal, Carlos Veras, manifestou sua desaprovação, nesta sexta-feira (14), em relação à postura da oposição diante do projeto encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional, cujo objetivo é combater as facções criminosas. Segundo Veras, o relator do Projeto de Lei, deputado Guilherme Derrite (PP), tentou substituir o PL Antifacção por um projeto que ele chamou de PL de Proteção.

Um dos principais pontos do parecer de Derrite é a redução dos poderes da Polícia Federal (PF), cuja autonomia, conforme avalia Veras, estaria comprometida pela exigência de autorização para investigações nos Estados.

Além disso, juristas e especialistas criticam que, com essa mudança, as investigações poderiam ter seus sigilos quebrados, pois o texto propõe o compartilhamento prévio das informações com as Polícias Civis estaduais.

Derrite, indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já apresentou múltiplas versões do parecer, removendo os trechos que dificultariam a atuação da PF.

“Será que era para combater facções ou para protegê-las? Proteção de quem? Para se proteger da polícia? É preciso cautela, pois há pessoas envolvidas em crimes mesmo aparentando inocência”, declarou em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM.

Carlos Veras também avaliou que, apesar do momento político delicado para o governo devido à queda na popularidade em pesquisas, há potencial de crescimento para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pelo quarto mandato. Ele garantiu que o governo terá uma atuação forte na área de segurança pública, buscando criar um pacto nacional sobre a questão.

“O presidente Lula continuará trabalhando para enfrentarmos a insegurança, mas para solucionar a segurança pública é necessário um pacto nacional que integre os serviços de inteligência e toda a estrutura do Estado”, afirmou.

PT em Pernambuco

Carlos Veras também ressaltou que o PT pernambucano apoiará Lula para garantir uma votação expressiva no estado. Ele projeta que o partido poderá futuramente governar Pernambuco, lamentando oportunidades perdidas devido à falta de alinhamento com as diretrizes nacionais.

“O PT de Pernambuco sempre se dedicou e se comprometeu com a prioridade do partido, que é o projeto nacional e a reeleição do presidente Lula. O PT pernambucano trabalha incansavelmente para apoiar Lula“, disse. “Acredito que, em breve, o PT governará Pernambuco junto com um grande presidente que estará na presidência da República, possibilitando avanços importantes para o nosso estado.”, completou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados