Brasil
Lula pede união dos homens contra violência contra mulheres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira (2) sobre os recentes casos de feminicídios que abalaram o país e convocou os homens a se engajarem na mudança da cultura de violência de gênero presente na sociedade. A fala ocorreu durante evento em Ipojuca (PE), região metropolitana do Recife, que marcou o início das obras para ampliar a capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima (Rnest).
“Quero falar diretamente para os homens. O que se passa na mente de um ser considerado o mais inteligente do planeta para justificar tanta violência? No domingo de manhã, Janja começou a chorar durante o café, vendo o Fantástico à noite, chorou novamente, assim como na segunda-feira”, relatou o presidente.
Lula destacou que a primeira-dama pediu uma ação mais firme para combater a violência masculina contra mulheres, trazendo à tona episódios recentes chocantes.
- Um homem armado disparou contra sua ex-companheira em uma pastelaria na zona Norte de São Paulo por não aceitar o fim do relacionamento.
- Outro atropelou e arrastou uma mulher grávida por cerca de um quilômetro, resultando na amputação das pernas dela.
- Um homem foi preso suspeito de provocar um incêndio que matou sua esposa e quatro filhos no Recife.
Lula questionou a eficácia das penas previstas no Código Penal para esses crimes e conclamou: “Cada homem deve educar a si mesmo e aos outros a respeitar as mulheres. Se não estiver bem no relacionamento, que se separe sem violência. É urgente um movimento nacional contra os que praticam essas brutalidades.”
Feminicídio é o assassinato de uma mulher motivado por seu gênero, caracterizado por violência doméstica, desprezo ou discriminação. É a forma extrema de violência contra a mulher, frequentemente precedida por agressões anteriores. No Brasil, esse crime é hediondo, com pena de 12 a 30 anos de reclusão.
Desde janeiro, 207 mulheres morreram vítimas de feminicídio só no estado de São Paulo. Em outubro, houve 22 casos de feminicídio e mais de 5.800 mulheres sofreram lesões corporais dolosas.
O presidente esclareceu que foi criado pela mãe, junto com cinco irmãos, com ensinamentos para nunca praticar violência contra mulheres. Ele conclamou os homens para aderirem a uma campanha coletiva de conscientização, afirmando: “Homens não nascem para agredir mulheres, estuprar ou cometer violência. Quem está comigo nessa luta? Vamos lançar uma campanha forte.”
Projeto da refinaria
A Refinaria Abreu e Lima, a mais moderna da Petrobras, terá investimentos de cerca de R$ 12 bilhões para concluir a obra do Trem 2 e realizar manutenção do Trem 1, o que deve aumentar sua capacidade para processar 130 mil barris diários. Ao término do projeto, previsto para 2029, a refinaria terá capacidade total de 260 mil barris diários, abastecendo 17% da demanda nacional de diesel e produzindo também gasolina, GLP e nafta.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login