Economia
Lula propõe novo modelo de financiamento no Banco dos Brics

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, defendeu na última sexta-feira (4) a criação de um modelo internacional de financiamento que não exija condições rígidas, ressaltando que o ajuste fiscal severo “não funcionou” e acabou tornando os países mais pobres.
Lula discursou na cerimônia de abertura do 10º Encontro Anual do Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics.
“Acredito que vocês podem e devem mostrar ao mundo que é viável criar um novo modelo de financiamento, sem imposições. O modelo do ajuste fiscal severo não deu resultado em nenhum país; essas exigências das instituições financeiras levaram as nações a se empobrecerem. Sempre que se fala em austeridade, os pobres ficam ainda mais pobres e os ricos mais ricos”, afirmou o presidente.
Ele também destacou a importância de se debater a criação de uma nova moeda para o comércio internacional, apesar das dificuldades políticas envolvidas.
“A discussão sobre a necessidade de uma nova moeda para o comércio é muito relevante. Reconheço que é um tema complicado e envolve questões políticas. Contudo, se não encontrarmos uma nova solução, permaneceremos no século XXI enfrentando os mesmos problemas do início desta era, o que não será favorável para a humanidade”, concluiu Luiz Inácio Lula da Silva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login