Conecte Conosco

Economia

Lula solicita fiscalização para baixar preço da gasolina

Publicado

em

O presidente Luis Inácio Lula da Silva solicitou nesta sexta-feira que os setores responsáveis pela distribuição e venda de combustíveis assegurem que as reduções de preço feitas pela Petrobras sejam refletidas nos valores cobrados nas bombas pelos postos de abastecimento em todo o país.

Ele destacou a importância da atuação da Secretaria de Defesa do Consumidor, dos Procons estaduais, do Cade e da Polícia Federal para monitorar e garantir que os preços praticados sejam justos.

— É fundamental que estes órgãos impeçam que qualquer posto de gasolina venda combustíveis a preços mais altos do que o estabelecido. Não faz sentido que a Petrobras anuncie descontos no óleo diesel e na gasolina e que esses benefícios não cheguem ao consumidor — afirmou o presidente.

O comentário do presidente acompanha as ações do Ministério de Minas e Energia, que tem manifestado preocupações junto ao Cade sobre possíveis práticas que prejudicam a concorrência.

— Hoje, o preço do diesel e da gasolina está mais baixo do que no início do nosso governo, há dois anos e meio, considerando a inflação do período. Entretanto, muitos postos não repassam essas reduções. Isso é inaceitável, pois parece que somos enganados, tomando decisões que não se refletem na ponta — acrescentou Lula.

Lula participou, no Rio de Janeiro, da divulgação de um plano de investimentos de R$ 33 bilhões em unidades de refino da Petrobras até 2029, com previsão de criação de 38 mil empregos.

O evento ocorreu na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na região metropolitana do Rio, uma das maiores do país. Estiveram presentes ao lado do presidente os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados