Conecte Conosco

Notícias Recentes

Marina Silva pede que mais países aumentem metas climáticas até COP30

Publicado

em

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, destacou a importância de mais nações reforçarem seus compromissos para reduzir emissões de carbono, chamados de NDCs, antes da COP30, marcada para novembro em Belém. Até o momento, apenas 22 países, inclusive o Brasil, atualizaram suas metas.

Ela enfatizou o empenho do governo brasileiro em manter a temperatura do planeta abaixo de 1,5ºC, além de buscar um compromisso global para investir US$ 1,3 trilhão anualmente no combate às mudanças climáticas. O Brasil também visa triplicar a produção de energia limpa e renovável e é o único país com a meta de zerar o desmatamento até 2030, exercendo uma liderança exemplar.

A reunião da COP30 acontece em um cenário difícil, com conflitos globais que desviam a atenção da luta contra a pobreza e as mudanças climáticas. Marina Silva lamentou que, ao invés de unirem forças para proteger o meio ambiente, algumas nações estejam em conflito, o que dificulta o diálogo e a cooperação internacional.

Ela reforçou que o país mantém a busca pela paz, tanto entre os povos quanto com o meio ambiente, ressaltando que a COP30 deve ser um esforço coletivo para implementar as decisões firmadas em encontros anteriores, como o de Dubai.

Marina Silva também chamou a atenção para os impactos das alterações climáticas já sentidos globalmente, citando eventos extremos como as chuvas intensas que causaram mortes nos Estados Unidos e no Rio Grande do Sul, Brasil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados