Economia
Mercados de Nova York sobem e Nasdaq registra nova máxima apesar de preocupações sobre saída de Powell do Fed

As bolsas de valores de Nova York encerraram o pregão desta quarta-feira, dia 16, em alta, após um dia marcado por volatilidade causada por rumores sobre a possível demissão de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, antes do término do mandato de Powell.
Após falsas notícias, Trump desmentiu os boatos, o que fez com que os índices de Wall Street retomassem o caminho positivo. Os investidores acompanharam também as declarações sobre possíveis tarifas comerciais e o início do período de divulgação de resultados financeiros das empresas.
O índice Dow Jones terminou o dia em alta de 0,53%, atingindo 44.254,78 pontos. O S&P 500 teve ganho de 0,32%, fechando em 6.263,70 pontos, enquanto o Nasdaq subiu 0,25%, alcançando 20.730,49 pontos, marcando um novo recorde histórico de fechamento.
A especulação sobre uma eventual substituição de Powell ainda neste ano aumentou a cautela entre os investidores, levando a uma queda temporária nos índices de NY até que Trump negasse as informações. Apesar disso, a alta foi limitada pelas indicações do presidente de que notificará países menores a respeito de tarifas que podem ultrapassar 10%.
Durante o pregão, algumas grandes instituições financeiras divulgaram seus balanços: Bank of America recuou 0,33%, Morgan Stanley caiu 1,33%, enquanto Goldman Sachs apresentou alta de 0,82%. A Alcoa (+0,32%) e a United Airlines (+2,42%) divulgaram seus resultados após o fechamento do mercado.
O setor de saúde avançou 1,22%, impulsionado pela Johnson & Johnson, que teve valorização superior a 6% devido a resultados do segundo trimestre que superaram as expectativas dos analistas.
A fabricante holandesa de equipamentos para produção de chips, ASML, teve uma queda expressiva de 8,33%, após alertar que não pode garantir crescimento em 2026 devido a incertezas tarifárias.
As empresas de tecnologia AMD e Nvidia apresentaram ganhos de 2,87% e 0,39%, respectivamente, motivados pela notícia de que o governo dos EUA fornecerá garantias para aprovação das vendas do chip H20 AI para a China.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login