Conecte Conosco

Mundo

México espera acordo com EUA em disputa por água

Publicado

em

Claudia Sheinbaum, presidente do México, expressou nesta terça-feira (9) sua confiança em alcançar um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor tarifas ao México caso o país não forneça mais água conforme previsto em um tratado.

Trump acusa o México de descumprir um acordo de 1944 que regula o compartilhamento das águas dos rios Colorado e Bravo, que atravessam a fronteira entre as nações.

Segundo o presidente americano, o México deve entregar mais de 200 milhões de metros cúbicos de água até o final do ano, sob ameaça de uma tarifa adicional de 5% sobre as exportações mexicanas.

Sheinbaum afirmou em coletiva que está certa de que, como em outras ocasiões, será possível firmar um entendimento que beneficie tanto os Estados Unidos quanto o México. Uma reunião com autoridades americanas foi confirmada para a mesma terça-feira para tratar do tema.

O tratado estabelece que os EUA fornecem anualmente 1,85 bilhão de metros cúbicos do rio Colorado ao México, enquanto o país vizinho deve enviar 432 milhões de metros cúbicos do rio Bravo, também conhecido como Rio Grande.

No entanto, o México acumula um déficit de mais de 1 bilhão de metros cúbicos nos últimos cinco anos, agravado pela seca severa nos anos de 2022 e 2023, conforme explicou o vice-secretário para a América do Norte da chancelaria mexicana, Roberto Velasco.

Sheinbaum apontou que a infraestrutura atual não permitiria a entrega rápida da água exigida por Trump e que há boa vontade para cumprir com as obrigações passadas, assegurando o abastecimento mexicano.

Essa nova tensão surge após várias negociações recentes entre os líderes, incluindo um encontro trilateral com o primeiro-ministro canadense, Mark Carney.

Até o momento, o México tem evitado a imposição de tarifas sobre suas exportações, que são majoritariamente destinadas aos Estados Unidos. O governo mexicano também intensificou ações militares na fronteira para cooperar com as demandas dos EUA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados