Conecte Conosco

Centro-Oeste

Morre José Ornellas, ex-governador do Distrito Federal, aos 103 anos

Publicado

em

O ex-governador do Distrito Federal, José Ornellas de Souza Filho, faleceu aos 103 anos, no sábado (28/6). Ele esteve à frente do Executivo local entre 1982 e 1985.

Ornellas esteve internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), no Cruzeiro, por 15 dias. O militar do Exército faleceu devido à falência múltipla dos órgãos. Em respeito ao seu desejo, o corpo será cremado.

O velório acontecerá no domingo (29/6), das 12h às 14h, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. A cremação será reservada para os familiares.

Originário do Rio de Janeiro, José Ornellas serviu ao Exército, alcançando a patente de coronel. Ele mudou-se para Brasília em 1973, a convite da instituição, para assumir temporariamente uma função na Subsecretaria de Educação do Ministério da Educação e Cultura.

Apesar de considerar retornar à sua terra natal, as oportunidades profissionais na capital federal o fizeram permanecer. Trabalhou na Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebrás), onde ocupou cargos de secretário de recursos humanos e vice-presidente.

Em julho de 1982, foi empossado governador do Distrito Federal, cargo que exerceu até abril de 1985. No início dos anos 1990, foi eleito para a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Após seu período como deputado distrital, liderou a Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Posteriormente, José Ornellas atuou como assessor na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF) até os 90 anos.

Em uma entrevista concedida ao Metrópoles ao completar 100 anos, o ex-governador atribuiu sua longevidade aos seus hábitos saudáveis. “Sempre levei uma vida disciplinada, pratiquei bastante exercícios e trabalhei até os 90 anos”, contou.

Além do modo de vida, destacou a importância do afeto e cuidado da família. “Um ambiente familiar acolhedor, com esposa dedicada, filhos, netos e amigos, permite viver mais e com qualidade”, disse José Ornellas.

O militar deixou a esposa, Zely Ornellas, com quem esteve casado por 80 anos. O casal teve dois filhos, José Guilherme e Vera Lúcia, quatro netos e um bisneto.

A nora, Nélida Haas Ornellas de Souza, destacou que José Ornellas deixa um exemplo de comprometimento com a família e com o trabalho. “Ele deixa um legado de dedicação, honestidade e amor profundo à família. Era respeitado pela população de Brasília por sua integridade, ética e compromisso em sempre fazer o melhor conforme seus princípios”, homenageou Nélida.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados