Destaque
Tentativa de motim no MDB-DF movimenta feriado político
Suzano Almeida/ Jornal de Brasília
O feriado de Corpus Christi, que seria um momento de descanso para os moradores do Distrito Federal, está marcado por movimentações intensas no Movimento Democrático Brasileiro do Distrito Federal (MDB-DF). Nesta sexta-feira (5), parlamentares, com o apoio do ex-governador Ibaneis Rocha, estariam organizando um motim para pedir a saída do presidente regional do partido, Wellington Luiz.
De acordo com um dos parlamentares envolvidos, que preferiu não se identificar, há insatisfação tanto local quanto nacional em relação a Wellington Luiz, que também preside a Câmara Legislativa, principalmente por seu apoio à governadora Celina Leão (PP).
O emedebista explicou que após uma reunião com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, na qual foi exigido que a chefe do Executivo declarasse oficialmente que Ibaneis Rocha seria o candidato da chapa, os deputados distritais esperavam conseguir mais espaço no governo, além da confirmação do apoio por parte de Wellington.
“Este movimento é coordenado pela direção nacional. Algo deve acontecer ainda hoje. O presidente Baleia Rossi se sentiu menosprezado, pois na reunião afirmou que o MDB teria candidato na majoritária, mas Wellington disse que a candidata era a Celina, depois da reunião”, explicou o emedebista.
Havia a ideia de elaborar uma carta assinada pelos deputados do partido nesta manhã, mas alguns distritais que apoiam Wellington desistiram para evitar conflitos internos.
Defesa
Aliados de Wellington negam a possibilidade de mudança na presidência. “Sabemos que Ibaneis está em São Paulo, mas não há confirmação sobre reuniões. É o ex-governador que está descontente e quer a presidência para impor condições ao partido para apoiar a candidatura da Celina, depois que ela não recuou das ameaças dele”, comentou. “É como se um deputado estivesse sofrendo a traição de outro”, acrescentou.
Baleia Rossi
A divisão no MDB é evidente. Segundo um aliado de Wellington Luiz, após o encontro com o presidente Baleia Rossi na casa de Ibaneis, Wellington foi elogiado por não abrir mão da presidência. O presidente nacional apenas pediu que ele mantenha informado sobre as decisões no Distrito Federal.
“Baleia garantiu que o MDB terá um candidato na chapa da Celina, seja o Ibaneis ou outro, caso o governador esteja inviabilizado. Ibaneis está realizando movimentos para assumir o partido”, afirmou.
O presidente nacional da federação União-Progressista, formada pelo União Brasil e PP, Antônio Rueda, também foi acionado pelo MDB nacional para intervir a favor do MDB local, visando garantir que as duas siglas concorram juntas ao governo do Distrito Federal.
Ibaneis e Wellington
Outro emedebista disse que a viagem de Ibaneis Rocha a São Paulo seria para se reunir com Baleia Rossi sobre a mudança no comando do partido.
No entanto, Ibaneis Rocha afirmou não ter planejado nenhum encontro com o presidente nacional do MDB, dizendo: “a última vez que vi o Baleia foi no dia em que ele almoçou em minha casa”. Ele explicou que está em São Paulo para estar com sua família, incluindo seu filho que veio morar lá.
Por sua vez, o presidente regional do MDB-DF não quis comentar o caso, mas assegurou que o partido está unido para as eleições deste ano. “Estou muito tranquilo e o MDB do Distrito Federal está unido para disputar as eleições deste ano”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login