Destaque
MP colombiano quer condenar ex-presidente Uribe por suborno e fraude

Promotores colombianos pediram nesta terça-feira (24) a condenação do ex-presidente Álvaro Uribe por suborno e fraude processual, fazendo dele o primeiro ex-presidente a enfrentar um julgamento criminal na história da Colômbia.
Desde maio de 2024, o político de direita, que governou entre 2002 e 2010, está sendo julgado por supostamente pressionar grupos paramilitares a ocultar seu suposto envolvimento com esquadrões de combate à guerrilha.
Os promotores acusam Uribe, 72 anos, de ter subornado essas testemunhas para que falassem em seu favor, o que pode acarretar uma pena de até oito anos de prisão.
O processo teve início em 2012, quando Uribe acusou o parlamentar de esquerda Iván Cepeda de falsificação de testemunhos para vincular o ex-presidente a grupos paramilitares.
A Suprema Corte decidiu não processar Cepeda e, em 2018, iniciou uma investigação contra o ex-presidente por suspeita de manipulação de testemunhas.
Em 2020, foi determinada a prisão domiciliar do então senador Uribe, que posteriormente renunciou ao cargo e transferiu o processo para a Justiça comum, onde a ordem de prisão foi suspensa e o caso reaberto.
Uribe nega todas as acusações e afirma que o julgamento tem cunho político. Entretanto, a justiça corre contra o relógio, pois o prazo para prescrição do caso termina na segunda semana de outubro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login