Economia
Netflix acalma assinantes após compra da Warner Bros.
Após anunciar a aquisição das operações de cinema e streaming da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões, a Netflix enviou um e-mail para seus assinantes nos Estados Unidos, na manhã deste sábado, garantindo que “nada muda hoje”.
De acordo com a revista The Hollywood Reporter, a mensagem tinha como título “Dando as boas-vindas à Warner Bros. na Netflix” e detalhava aspectos da negociação para o consumidor.
“Nada muda hoje. Os dois serviços de streaming continuarão funcionando separadamente”, dizia o e-mail. “Ainda há etapas a serem superadas antes que o acordo seja concluído, incluindo aprovações regulatórias e dos acionistas. Avisaremos quando tivermos novidades para compartilhar.”
A mensagem também incluía um link para uma seção de perguntas frequentes, que reforçava que as séries da HBO e da Warner não serão disponibilizadas na Netflix em breve. Os preços e planos também permanecem inalterados e as empresas seguem operando de forma independente.
A indústria do cinema está em alerta desde a divulgação da compra na sexta-feira. Roteiristas, produtores, diretores e exibidores manifestam preocupação, principalmente em relação à política da Netflix sobre o tempo mínimo de exibição de filmes em salas de cinema.
Embora os co-CEOs da plataforma, Ted Sarandos e Greg Peters, garantam que os compromissos da Warner para exibição nas salas serão mantidos, eles acreditam que o modelo precisa “evoluir para ser mais favorável ao consumidor.”
A associação dos exibidores de cinema, Cinema United, declarou que “a oferta de compra da Warner Bros. pela Netflix representa uma ameaça sem precedentes para o mercado global de exibição cinematográfica.”
Michael O’Leary, presidente e CEO da Cinema United, afirmou que “o impacto negativo dessa aquisição afetará desde as maiores redes de salas até cinemas independentes em pequenas cidades nos EUA e no mundo.”
“A Cinema United está preparada para apoiar mudanças na indústria que aumentem a produção de filmes e ofereçam mais oportunidades para os consumidores aproveitarem o cinema local. No entanto, o modelo de negócios declarado pela Netflix não favorece a exibição cinematográfica; pelo contrário, a prejudica. É fundamental que os reguladores analisem cuidadosamente os detalhes dessa transação e avaliem seu impacto negativo para consumidores, cinemas e o setor de entretenimento.”
O Sindicato dos Diretores de Cinema também se posicionou, apontando que o acordo proposto gera “preocupações relevantes” conforme divulgado pela The Hollywood Reporter.


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