Mundo
Nova fase do acordo de paz em Gaza só começa se Israel parar de descumprir regras
A segunda etapa do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza não poderá iniciar enquanto Israel continuar com as ações que violam o acordo estabelecido com o Hamas, em vigor desde 10 de outubro, afirmou nesta terça-feira (9) um representante do grupo islâmico palestino.
A segunda fase do cessar-fogo está condicionada ao fim das infrações por parte de Israel e ao cumprimento dos compromissos assumidos, declarou Hosam Badran, integrante do comitê político do Hamas, em entrevista à AFP.
De acordo com Badran, Israel desrespeitou o acordo ao não reabrir a passagem de Rafah com o Egito e não aumentar a ajuda humanitária que deveria entrar na Faixa de Gaza por seu território, conforme previsto no pacto.
O representante ainda afirmou que o Hamas solicitou aos países mediadores que intensifiquem a pressão sobre Israel para que cumpra as condições estabelecidas na primeira etapa do acordo, negociada sob a mediação dos Estados Unidos.
A situação permanece delicada, com ambos os lados se acusando mutuamente de infringir o acordo quase diariamente.
Por outro lado, o governo israelense sustenta que a nova fase do cessar-fogo só terá início depois que o Hamas entregar os restos mortais do último refém israelense mantido na Faixa de Gaza, sequestrado durante o ataque dos militantes em 7 de outubro de 2023, que deu início ao conflito.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login