Mundo
ONU retira inspetores da AIEA do Irã por segurança

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), decidiu retirar seus inspetores do Irã por questões de segurança. Isso marca o fim da cooperação entre a agência e Teerã, que já havia suspendido essa colaboração no início desta semana, conforme fontes próximas ao assunto.
Os inspetores foram retirados via terrestre, mesmo depois de os voos comerciais terem sido retomados nos principais aeroportos iranianos após um conflito de 12 dias envolvendo Israel, segundo duas fontes.
Desde o ataque de Israel ao Irã em 13 de junho, esses especialistas não puderam mais visitar as instalações nucleares do país.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, ordenou, na quarta-feira, dia 2, a suspensão da cooperação com a AIEA após ataques aéreos americanos e israelenses que atingiram os locais nucleares mais importantes do Irã.
Esses ataques devem dificultar ainda mais o trabalho dos inspetores para acompanhar o desenvolvimento do programa nuclear iraniano, que já aproximava o enriquecimento de urânio dos níveis necessários para a criação de armas.
(Com agências internacionais)

Você precisa estar logado para postar um comentário Login