Conecte Conosco

Mundo

Oposição israelense vai a Abu Dhabi discutir fim da guerra em Gaza

Publicado

em

Yair Lapid, líder da oposição em Israel, anunciou nesta sexta-feira (4) que encontrou-se com o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, em Abu Dhabi para tratar dos esforços visando a um cessar-fogo em Gaza.

Os Emirados Árabes Unidos estabeleceram relações diplomáticas com Israel em 2020, através dos Acordos de Abraão, iniciativa que os Estados Unidos promovem para tentar encerrar o conflito em Gaza, iniciado em 7 de outubro de 2023 após um ataque do Hamas ao sul de Israel.

Lapid, do partido Yesh Atid, compartilhou uma fotografia ao lado do chefe Abdullah bin Zayed Al Nahyan nas redes sociais, destacando a importância da conversa mantida na noite de quinta-feira (3), em Abu Dhabi.

Ele declarou: “Conversamos sobre a situação atual na região, os esforços para firmar um acordo de cessar-fogo e a recuperação dos reféns”.

A agência oficial de notícias dos Emirados, WAM, confirmou o encontro, embora não tenha mencionado um possível encontro entre Lapid e o presidente dos Emirados, Mohamed ben Zayed.

O Hamas informou nesta sexta-feira que está em negociações com outros grupos palestinos acerca de uma proposta de trégua com Israel em Gaza, após quase dois anos de conflito.

Essa declaração acontece antes da visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a Washington, marcada para segunda-feira, 7 de julho.

O ataque do Hamas em outubro de 2023 ao sul de Israel resultou em 1.219 mortes, em sua maioria civis, de acordo com dados israelenses compilados pela AFP.

Por outro lado, cerca de 57.130 palestinos morreram na resposta israelense em Gaza, em sua maioria civis, conforme dados do Ministério da Saúde local, informações que a ONU considera confiáveis.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados