Mundo
Palestina receberá reconhecimento e envia mensagem clara a Israel

O próximo reconhecimento oficial do Estado da Palestina por vários países, durante a Assembleia Geral da ONU, enviará uma mensagem forte para Israel, afirmou nesta quarta-feira (17) Varsen Aghabekian Shahin, ministra das Relações Exteriores da Autoridade Palestina.
Em entrevista à AFP, pouco antes da cúpula sobre a questão palestina, que será coorganizada por França e Arábia Saudita em 22 de setembro na ONU — evento no qual várias nações prometeram reconhecer formalmente o Estado palestino — Aghabekian expressou esperança no cumprimento dessas promessas pela comunidade internacional.
“Este reconhecimento não é apenas simbólico. É algo essencial, pois transmite aos israelenses que a ocupação não pode ser perpetuada indefinidamente”, destacou.
A chanceler palestina ressaltou que esse gesto deve impulsionar o futuro e ajudar a conter as ações de Israel.
“Israel afirma ao mundo: ‘Quero avançar, quero construir esse grande Israel’, o que representa uma ameaça à segurança, independência e soberania dos países vizinhos. A ausência do reconhecimento oficial só alimenta os extremistas de ambos os lados — israelenses e palestinos — que rejeitam a coexistência de dois Estados”, acrescentou.
Na terça-feira, Israel anunciou o início de uma grande ofensiva terrestre e aérea contra a Cidade de Gaza, com a intenção de “eliminar” o grupo Hamas, responsável pelo ataque em 7 de outubro de 2023 em solo israelense que desencadeou o conflito na Faixa de Gaza.
Desde então, as ações militares israelenses provocaram a morte de pelo menos 65.062 palestinos na Faixa de Gaza, a maior parte civis, conforme dados do Ministério da Saúde, reconhecidos como confiáveis pela ONU.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login