Culinária
Panqueca sem Farinha de Trigo
Recheada com muçarela, presunto e ainda leva queijo parmesão
ingredientes
Massa
- 300 g de peito de frango em cubos
- 4 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 tablete de caldo de frango
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de óleo
- pimenta do reino moída e cebolinha picadinha a gosto
Recheio
- 400 g de muçarela fatiada
- 200 g de presunto fatiado
-
queijo parmesão ralado a gosto
modo de preparo
Massa
1°- Coloque num liquidificador 300 g de peito de frango em cubos, 4 ovos, 1 xícara (chá) de leite, 1 tablete de caldo de frango, 3 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (sopa) de óleo, pimenta do reino moída a gosto e bata bem até formar uma mistura homogênea. Desligue o liquidificador e misture a cebolinha picadinha a gosto. Reserve.
2°- Numa frigideira antiaderente, em fogo médio, coloque uma concha da mistura de frango (feita acima) e espalhe bem formando um disco bem fino. Deixe dourar dos 2 lados, retire com uma espátula e reserve. Repita o mesmo procedimento até terminar toda a massa.
Recheio
3°- Pegue cada disco de massa coloque 2 fatias de queijo muçarela e 1 fatia de presunto, enrole e vá arrumando em um refratário. Repita esse procedimento até terminar todos os ingredientes. Cubra as panquecas com molho de sua preferência, polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno médio a 180 °C por +/- 10 minutos ou até o queijo derreter. Retire do forno e sirva em seguida.

Brasil
Governo envia projeto para reabertura do Pronampe e do BEm
O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para reabrir o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e o Benefício Emergencial para Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que são medidas econômicas implementadas no ano passado para o socorro a empresas impactadas pela pandemia de covid-19.
Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que o texto altera o Artigo 126 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 (Lei nº 14.116, 2020) para permitir a execução de projetos que tenham duração específica no ano corrente. De acordo com a pasta, a medida não cria despesas diretamente e também não afasta as regras fiscais que limitam e condicionam os gastos públicos, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o teto de gastos.
“A proposta pretende adequar os requisitos para aumento de despesas que não sejam obrigatórias e de caráter continuado. Com a modificação proposta, não será necessária a apresentação de medida compensatória para esse tipo de despesa”, diz a nota.
Programas
Por meio do BEm, empresas puderam realizar acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho, garantindo ao trabalhador uma porcentagem do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o governo, o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores, bem como a existência de 1,5 milhão de empresas.
Já o Pronampe é uma linha de crédito criada para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia. As empresas beneficiadas assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro para despesas operacionais. De acordo com o governo, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores.
Está em tramitação no Congresso Nacional, um projeto que torna o Pronampe uma política oficial e permanente de crédito. O texto já foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara.
fonte: Agência Brasil
Culinária
Torta invertida de abacaxi
INGREDIENTES
- Calda:
-
1 xícara (chá) de açúcar1 abacaxi em rodelas
- Massa:
-
100 g de manteiga1 caixinha de Creme de Leite Caixinha3 ovos2 xícaras (chá) de açúcar1 e meia xícara (chá) de Leite Líquido Integral3 xícaras (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó
MODO DE PREPARO
- Calda:
- Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Em duas formas de bolo inglês (11 x 28 x 8 cm) untadas com manteiga, despeje a calda e distribua as rodelas de abacaxi. Reserve.
- Massa:
- Em uma batedeira, bata a manteiga com o Creme de Leite , os ovos e o açúcar até obter um creme. Desligue a batedeira, acrescente o Leite , a farinha peneirada e o fermento em pó e misture até ficar homogêneo. Despeje a massa sobre o abacaxi e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Deixe amornar e desenforme. Espere esfriar e sirva.
Culinária
Torta com frutas vermelhas

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de margarina
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 ovo
Recheio de creme
3 xícaras (chá) de leite
3 colheres (sopa) de maisena
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Recheio
1 xícara (chá) de framboesa fresca
1 xícara (chá) de cerejas sem calda (reserve a calda)
1 xícara (chá) de morangos frescos
Cobertura
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de maisena
1 envelope de gelatina vermelha (qualquer sabor)
2 colheres (sopa) de calda da cereja
1 colher (sopa) de glucose
Modo de preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes do creme, menos a baunilha e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos, ou até que engrosse. Tire do fogo, misture a baunilha e deixe esfriar coberta com filme plástico para não criar película. Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até que não grude nas mãos, e com ela, forre uma fôrma de 30cm de diâmetro de fundo removível. Fure com um garfo e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos, ou até que doure levemente. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque o creme frio e por cima espalhe as frutas misturadas. Para a cobertura, em uma panela, coloque a água e a maisena e leve ao fogo, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até que engrosse. Misture os ingredientes restantes. Retire do fogo e espalhe sobre as frutas na torta. Leve à geladeira por 2 horas e desenforme.
Tempo: 2h (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Culinária
Para arrasar na cozinha: faça a receita da couve-flor gratinada
Receitas gratinadas são tudo de bom, vamos combinar. Essa sugestão transforma a couve-flor do dia a dia em um acompanhamento cheio de sabor. Veja o passo a passo:
Ingredientes
– 1 couve flor com as partes já separadas e limpas
– 2 xícaras de molho branco
– 1/2 xícara de queijo ralado
Preparo
Aqueça o molho branco e adicione o queijo ralado e as couves, mexa bem até que incorpore. Aqueça o forno a 180ºC, coloque a mistura em uma travessa refratária e deixe assar por cerca de 20 minutos ou até que doure. Sirva imediatamente.
-
Brasil5 dias atrás
Anvisa alerta para riscos da automedicação
-
Destaque5 dias atrás
Os kits de intubação, são essenciais para garantir que o paciente permaneça sedado com segurança durante sua estadia em um leito de UTI com o uso do respirador. O estado do Piauí através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), verificando a situação que a rede estadual de saúde vem enfrentando devido a pandemia de Covid-19 e a alta demanda por unidades de terapia intensiva para tratamento dos casos mais graves da doença, vêm garantindo um estoque de medicamentos do chamado kits intubação, conjunto de medicamentos que são essenciais para garantir que o paciente permaneça sedado com segurança durante sua estadia em um leito de UTI com o uso do respirador. Através de aquisição com recurso estadual o estado vem mantendo um estoque dos medicamentos que são utilizados para realizar o procedimento de intubação de forma correta e segura. O Superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, explica que sem os medicamentos é impossível realizar o tratamento adequado para os pacientes mais graves, que necessitam de suporte ventilatório, que são necessários para melhorar as trocas gasosas. O Secretário de Estado da Saúde destaca que desde o início da pandemia, o número de leitos de UTI existentes no estado foi aumentado e atualmente a quantidade supera o maior número que foi atingido ano passado. Devido a isso o consumo desses insumos aumentou, exigindo assim um trabalho mais árduo da Sesapi para garantia desses medicamentos aos pacientes que estão em leitos de unidade de terapia intensiva devido ao novo coronavírus. “Todo esse aparato de UTI presente na rede estadual nos remete a obrigação de garantir os medicamentos todos os dias para suprir as necessidades dos pacientes. O Estado tem mantidos seus estoques e aderiu também a um sistema de registro de preço nacional, que permitiu a compra de uma grande quantidade de medicamentos desse tipo, garantindo assim um estoque”, fala o secretário. O gestor destaca que o estoque do estado hoje tem quantidade para durar 15 dias, contando ainda com uma reserva técnica para qualquer emergência que se apresente. “O Ministério da Saúde optou por fazer uma requisição administrativa, trazendo para o ministério toda a produção de medicamentos das empresas farmacêuticas correspondente aos medicamentos do chamado kit intubação. Em razão dessa decisão do ministério, os estados enviaram ao órgão federal a sua necessidade desses insumos, o ministério já deu uma resposta para o Piauí e deveremos estar recebendo por esses dias mais medicamentos para os nossos estoques”, disse o secretário.
-
Brasil4 dias atrás
Governo envia projeto para reabertura do Pronampe e do BEm
-
Brasil3 dias atrás
Governo leiloa hoje trecho de ferrovia na Bahia