Conecte Conosco

Notícias Recentes

Para Ministro do Desenvolvimento, Brasil está próximo de novo ciclo de expansão econômica

Publicado

em

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, afirmou, há pouco, que o Brasil se aproxima de um novo ciclo de expansão da economia, após o período de baixo crescimento por conta da crise financeira que vem afetando os países desenvolvidos desde 2008. “Teremos um processo de crescimento mais lento, mas, sem dúvida, estamos diante de outro ciclo de expansão”, disse Borges, que participa na Câmara do Seminário “Brasil Novo”.

Para melhor aproveitar o novo período de crescimento, no entanto, Borges disse que o Brasil precisa estabelecer uma forte ligação entre os investimentos em infraestrutura e a política industrial do País. “Usar a infraestrutura de maneira casada com a política industrial parece o grande desafio, pois isso confere perenidade ao nosso desenvolvimento”, disse o ministro. “Fazer investimentos em infraestrutura sem ligação com a produção industrial do País não garante o salto de crescimento que desejamos”, completou.

Outro ponto apontado por Borges como essencial para que o País tire proveito do novo ciclo de expansão econômica é a política comercial. Para ele, o Brasil precisa aumentar sua participação no comércio com os grandes players mundiais. “Somos a sexta economia do mundo, mas ainda estamos entre as 20 maiores em termos de comercio exterior”, apontou. Um dos focos, segundo o ministro, deve ser a aproximação para fins comerciais com a União Europeia.

O seminário “Brasil Novo” – Discussões para a construção de uma agenda positiva no Congresso Nacional – tem o objetivo de debater perspectivas da economia brasileira com representantes do governo e da iniciativa privada.

O evento é promovido pelas comissões de Finanças e Tributação; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Constituição, Justiça e de Cidadania; e pela Comissão Especial do Novo Código Comercial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados