Economia
Petrobras retoma investimentos em refino, diz ministro Alexandre Silveira

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou nesta sexta-feira (4) que a Petrobras está iniciando uma nova etapa com investimentos superiores a R$ 33 bilhões no setor de refino e petroquímica no Rio de Janeiro.
“Encontramos essa área crucial de refino negligenciada. Atualmente, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) é um modelo da indústria petroquímica e um símbolo da resistência contra quem queria encerrar o refino no Brasil”, afirmou.
O ministro destacou que foi “graças à determinação” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a unidade em Duque de Caxias permaneceu operando e que os investimentos estão focados no futuro.
“Estamos expandindo a capacidade de refino do petróleo brasileiro. Isso garante segurança no abastecimento, soberania energética e reduz o preço dos combustíveis, beneficiando a economia de todos. Isso também impacta positivamente na inflação e no custo dos alimentos para os trabalhadores”, explicou.
A nova planta de bioquerosene para aviação (BioQav) terá investimentos de R$ 5 bilhões. Segundo Silveira, a Reduc começará nos próximos meses a produzir 50 mil metros cúbicos do combustível sustentável para aviação (SAF) com 1,2% de óleo vegetal.
Ele ainda defendeu o presidente Lula em um momento de maior tensão com o Congresso.
“O presidente tem enfrentado desafios relevantes para implementar medidas claras: a necessidade de justiça tarifária e tributária. Graças ao programa Luz do Povo, a tarifa de energia de milhões de brasileiros estará zerada a partir de amanhã”, afirmou, referindo-se à Medida Provisória de reforma do setor elétrico.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login