Notícias Recentes
PL de São Paulo aposta em apresentador bolsonarista para eleição de 2026
Sem contar com seus principais puxadores de voto para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições, o PL de São Paulo continua procurando candidatos fortes para o pleito de 2026. Um dos nomes recentemente avaliados pela legenda foi o apresentador Sikêra Júnior.
Natural de Pernambuco, Sikêra ganhou destaque nacional como apresentador de um programa policial em Manaus (AM) e por defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia.
Segundo informações do Metrópoles, as negociações com o PL paulista seguem em andamento, embora possam ser dificultadas devido a uma possível negociação do apresentador com outra emissora. Atualmente, ele está na TV A Crítica, do Amazonas, onde apresenta o programa popular “Alerta”.
O PL não foi o único partido a manifestar interesse em Sikêra Júnior para cargos eletivos. O União Brasil também sondou o apresentador visando uma candidatura ao Governo do Amazonas, mas as conversas esfriaram.
A reportagem tentou contato com Sikêra Júnior, e o espaço permanece aberto para posicionamento.
Busca por puxadores de votos
Para as eleições de 2026, o PL enfrentará a ausência de seus principais puxadores de voto do último pleito.
A deputada mais votada do partido em 2022, Carla Zambelli, com 946 mil votos, está presa na Itália e deve perder seu mandato.
O segundo mais votado, Eduardo Bolsonaro, com 742 mil votos, reside nos Estados Unidos e enfrenta ação no Supremo Tribunal Federal por coação após tentar influenciar sanções do governo Trump contra autoridades brasileiras durante investigações sobre trama golpista. Caso consiga disputar as eleições, pode concorrer ao Senado ou até à Presidência da República.
Seguindo na lista dos principais candidatos em 2022, Ricardo Salles e Guilherme Derrite deixaram o PL e migraram para o Novo e Progressistas, respectivamente.
Diante dessa saída de nomes importantes, o partido tem buscado candidatos que possam atrair votos e fortalecer a bancada de deputados federais.
Entre as apostas para uma votação expressiva em 2026 estão os vereadores paulistanos Lucas Pavanato e Zoe Martinez, além de Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que também pode disputar uma cadeira.
Bancada paulista do PL
Considerando Carla Zambelli e Eduardo Bolsonaro, o PL conta com 18 deputados federais por São Paulo. Nas eleições de 2022, o partido conquistou 5,1 milhões de votos para a Câmara dos Deputados, o que equivale a 21,6% de todos os votos para deputado federal.
Quase metade desses votos foram concentrados nos quatro candidatos mais votados, que somaram 2,5 milhões e não participarão da disputa em 2026.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login