Economia
Plano de ação contra tarifas dos EUA apresentado a Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na última segunda-feira (28) um plano de ação para auxiliar empresas impactadas pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante a noite.
Ele destacou que o Brasil permanece comprometido com as negociações e continuará priorizando o diálogo para tentar reverter o imposto.
O plano, desenvolvido pelos Ministérios da Fazenda; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores; e pela Casa Civil, está em análise pelo presidente Lula, que decidirá os próximos passos caso os EUA não posterguem a implementação da tarifa, prevista para a sexta-feira (1º).
Fernando Haddad afirmou: “Analisamos hoje os diferentes cenários que já são conhecidos pelo presidente Lula. Ainda não tomamos decisões, pois aguardamos a posição dos Estados Unidos no dia 1º. O importante é que o presidente recebeu todos os planos elaborados pelos quatro ministérios.” Ele não revelou detalhes do plano de apoio.
Mesmo com o plano pronto, o governo brasileiro mantém como prioridade a negociação com os EUA. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, mencionou que as negociações ocorrem com cautela.
Haddad explicou que o plano foi apresentado diretamente ao presidente Lula, com todas as alternativas disponíveis para o país. “O objetivo principal continua sendo as negociações”, disse, após sair do ministério na noite de segunda-feira.
O ministro da Fazenda também mencionou que Alckmin está em contato constante com autoridades dos EUA e à disposição para diálogo. “Por determinação do presidente, o foco é negociar para evitar medidas unilaterais. Contudo, independentemente da decisão dos Estados Unidos, o Brasil continuará aberto ao diálogo.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login