Notícias Recentes
Policial da PF, investigado no STF, afirma ter protegido Moraes

O agente da Polícia Federal (PF) Wladmir Matos Soares afirmou nesta segunda-feira (28) que integrou a equipe de segurança de Alexandre de Moraes quando ele era ministro da Justiça, em 2016. Soares também declarou ser admirador do ministro.
O policial, que é um dos investigados no núcleo 3 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), foi interrogado por videoconferência pelo juiz Rafael Tamai, auxiliar do ministro relator do caso. Ele está preso desde o ano passado.
Durante seu depoimento, Soares explicou que possui experiência em segurança de grandes eventos e proteção de autoridades, o que o levou a ser designado para atuar próximo ao hotel onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se hospedou durante a transição de governo, no fim de 2022.
“Em 2016, nas Olimpíadas, cuidei da segurança do ministro Alexandre de Moraes, na época ministro da Justiça. Eu era grande admirador dele. Ao me formar em Direito, estudei com base em seu livro”, relatou.
Conforme as apurações, Soares teria divulgado informações sigilosas sobre a segurança do presidente Lula, especialmente no dia 13 de novembro de 2022, enquanto fazia parte da equipe externa de proteção do hotel.
No dia anterior, Lula fora diplomado presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ocorreram ataques à sede da PF em Brasília.
Soares negou envolvimento em qualquer atividade ilícita, ressaltando que cumpria uma operação oficial da PF chamada Operação Posse, responsável pela vigilância dos hotéis próximos ao presidente eleito.
O STF interrogou nove militares do Exército e um policial federal do núcleo 3 da denúncia da PGR, acusados de planejar ações táticas para executar um plano golpista, incluindo o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Lula.
Os réus interrogados foram:
- Bernardo Romão Correa Netto (coronel);
- Estevam Theophilo (general);
- Fabrício Moreira de Bastos (coronel);
- Hélio Ferreira (tenente-coronel);
- Márcio Nunes de Resende Júnior (coronel);
- Rafael Martins de Oliveira (tenente-coronel);
- Rodrigo Bezerra de Azevedo (tenente-coronel);
- Ronald Ferreira de Araújo Júnior (tenente-coronel);
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros (tenente-coronel);
- Wladmir Matos Soares (policial federal).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login