Destaque
Presidentes da China e da Rússia não vão participar da Cúpula do Brics

Dos cinco países fundadores do Brics, que incluem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, dois estarão ausentes na reunião da Cúpula do Brics, que ocorrerá neste domingo (6) e segunda-feira (7) no Rio de Janeiro.
Xi Jinping, presidente da China, informou que não estará presente, sendo representado pelo primeiro-ministro Li Qiang. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, também não participará fisicamente, mas acompanhará a reunião por videoconferência. A delegação russa contará com o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov.
Participarão presencialmente do evento o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Damodardas Modi.
Atualmente, o Brics é formado por onze nações-membros. Além dos cinco fundadores — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul —, fazem parte Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia, Indonésia e Irã. Além desses, há países-parceiros como Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.
A liderança do Brics é exercida anualmente com um sistema rotativo. Atualmente, o Brasil detém essa presidência, que segue até 31 de dezembro de 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login