Notícias Recentes
Quem é Osvaldo Nico Gonçalves, novo chefe da Segurança Pública
Osvaldo Nico Gonçalves foi anunciado na noite de sexta-feira (28/11) pelo governador Tarcísio de Freitas como o novo secretário da Segurança Pública de São Paulo. Ele é um dos delegados mais renomados do estado.
Com 68 anos, Osvaldo Nico Gonçalves substituirá Guilherme Derrite, que deixará o cargo na próxima semana para retornar à Câmara dos Deputados.
O delegado ingressou na Polícia Civil em 1979 como investigador e trabalhou em diversos departamentos especializados como DECAP, DHPP, DEIC e GARRA. Após formação em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e foi o primeiro delegado piloto do departamento.
Durante sua carreira, atuou na Delegacia de Roubo a Bancos (DEIC) e por 12 anos foi supervisor do Grupo Especial de Resgate (GER) do GARRA, coordenando mais de 200 agentes.
Criou ainda o Grupo Anti-Bombas para investigar ameaças e atentados com explosivos e também fundou o Grupo de Motos dentro do GARRA.
Em 2005, ganhou destaque nacional por sua atuação na prisão do zagueiro argentino Desábato, acusado de racismo em partida da Libertadores. Participou também das capturas do jornalista Pimenta Nevez em 2011, do médico Roger Abdelmassih em 2014, e de Maurício Hernández Norambuena, sequestrador do publicitário Washington Olivetto em 2001.
Em 2019, foi nomeado diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (DOPE). Em abril de 2022, atingiu a função máxima da Polícia Civil como Delegado-Geral. Desde janeiro de 2023, ocupava a posição de secretário executivo da Secretaria Estadual da Segurança Pública, onde tem papel fundamental nas estratégias contra o crime organizado.
Fora da carreira policial, Osvaldo Nico Gonçalves é proprietário de diversos bares e restaurantes localizados no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital paulista.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login