Notícias Recentes
Sabesp despeja esgoto no rio tietê e é notificada pela cetesb em sp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) finalizou no sábado (28/6) o despejo emergencial de esgoto não tratado no Rio Tietê para liberar a tubulação na área em obras para o conserto de uma cratera na Marginal Tietê. Esta cratera no asfalto reabriu na madrugada de 11 de maio, no mesmo local onde o pavimento havia afundado em 10 de abril.
Segundo a Sabesp, foi necessária uma “manobra emergencial” para vazio da tubulação, ação fundamental para permitir a entrada segura de técnicos na estrutura, situada a 18 metros de profundidade.
“Essa operação permitirá que as equipes acessem a rede para diagnosticar o que causou a cratera na marginal e, posteriormente, realizem as obras para a solução definitiva do problema”, informou a companhia.
Cetesb notificou a Sabesp na sexta-feira (27/6), dando um prazo de 72 horas para apresentar alternativas ao lançamento de esgoto no rio.
No sábado, equipes da Cetesb farão nova inspeção local, e na segunda (30/6) está marcada uma reunião técnica envolvendo a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), a Cetesb e a Sabesp para discutir soluções viáveis para a obra.
Na nota, a Cetesb ressaltou que intensificará inspeções na região para identificar outros possíveis lançamentos irregulares.
Cratera aberta há 48 dias
A cratera reaberta na Marginal Tietê completou 48 dias no sábado (28/6). O buraco fica na pista central, próximo à saída da Rodovia dos Bandeirantes, a cerca de 300 metros da Ponte Atílio Fontana, na zona norte da capital paulista.
A Sabesp informou que, por segurança, os serviços na rede de esgoto da área afetada ainda não foram finalizados, e nenhum prazo para conclusão foi divulgado. Inicialmente, o conserto previsto era para durar 30 dias, segundo comunicado da companhia em 12 de maio.
Durante a escavação, as equipes encontraram uma fragilidade do subsolo maior do que a prevista, o que demandará reforço e contenção extras para garantir a segurança de todos.
Avanço dos reparos
“Estamos focados em reforçar a contenção do subsolo. Só então os serviços na rede subterrânea retornarão com segurança. Quando o terreno estiver estável, as equipes acessarão a tubulação por um novo poço escavado a 17 metros do original, possibilitando isolar e desativar a antiga caixa e restaurar o funcionamento adequado do sistema”, explicou a Sabesp.
A empresa enfatiza que a segurança dos trabalhadores é prioridade máxima e que só retomará os trabalhos subterrâneos com a estabilidade completa do solo. Novos prazos serão divulgados conforme as condições técnicas permitirem o avanço.
“A Sabesp pede desculpas pelos transtornos causados e reforça que todas as ações seguem critérios rigorosos de engenharia, focadas na durabilidade das estruturas, no desempenho hidráulico e na segurança da população”, concluiu a nota oficial.
Construção de alça de acesso
Devido às obras, uma alça de acesso provisória foi construída ligando a pista local à central da Marginal Tietê. Inaugurada em 18 de maio, ela continuará funcionando durante todo o período de reparo.
Esta intervenção emergencial busca aliviar o tráfego local, que vinha enfrentando congestionamentos. A liberação das duas faixas da via contou com o suporte das autoridades competentes.
A concessionária CCR, responsável pela via, executou a obra, que consiste em duas faixas temporárias no canteiro central e teve seus custos assumidos pela Sabesp.
Além disso, a prefeitura de São Paulo realizou o transplante de nove árvores e a remoção de quatro postes na região afetada pela construção provisória da alça.
Trânsito e alternativas
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirmou que o trânsito na Marginal Tietê, no trecho em obras, está dentro da normalidade. O índice diário de lentidão diminuiu de 21,09 km para 19,47 km após a implantação da alça provisória.
A faixa temporária tem dado suporte à demanda de veículos, explicou a CET.
Para os motoristas que buscam evitar o trecho em obras, a CET recomenda caminhos alternativos, como acessar a Rodovia Castelo Branco e Marginal Pinheiros pela região da Lapa, seguindo por diversas avenidas alternativas ou utilizar a Ligação Leste/Oeste e o Minianel Viário para regiões sul e marginal pinheiros.
Painéis eletrônicos instalados nas vias de acesso e nas avenidas importantes alertam sobre as interferências causadas pela obra na pista central da Marginal Tietê, ajudando a orientar os condutores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login