Conecte Conosco

Notícias Recentes

Saidas do gama são bloqueadas por manifestantes

Publicado

em

No terceiro dia consecutivo de protestos por melhorias no transporte público no Distrito Federal e Entorno, passageiros fecharam a principal saída do Gama, na DF-480, complicando o acesso ao Plano Piloto. A manifestação ocorre desde às 7h desta quarta-feira (19/3) e conta com aproximadamente 300 pessoas, segundo a Central Integrada de Atendimento e Despacho da Polícia Militar (Ciade). Agentes do Detran desviaram o trânsito para a DF-475, na saída que dá acesso ao Recanto das Emas.

Segundo uma manifestante, o problema começou quando um ônibus que saía do Gama com destino a Taguatinga quebrou na saída da cidade. Os passageiros desceram, fecharam as faixas da pista e iniciaram o protesto. Com o trânsito parado, passageiros de outros coletivos também desceram e aumentaram o grupo. De acordo com o tenente Mendes, da Polícia Militar, a manifestação é legítima e pacífica.

Os passageiros reclamam que, ao contrário de Santa Maria, a região do Gama não recebeu ônibus novos e eles quebram com frequência. De acordo com o diretor técnico do DFTrans Lúcio Lima, que está no local para tentar negociar com manifestantes, ele propôs que até dia 31 de março haverá reforço de mais 10 coletivos para atender os moradores. Ainda não houve negociação. Segundo ele, a falta de liderança da manifestação dificulta o acordo.

Outros dois protestos por melhorias no transporte marcaram a semana. Na manhã de segunda-feira (17/3), moradores bloquearam a BR-040 em vários pontos em protesto pelo mal serviço prestado por companhias de transporte público do Entorno, principalmente Luziânia, Valparaíso e Cidade Ocidental. Pelo menos seis ônibus foram danificados, quatro deles foram incendiados.

Na terça-feira (18/3) a manifestação ocorreu na Cidade Ocidental (GO) e chegou a fechar parte da via. De acordo com a Polícia Militar, usuários do transporte reclamavam sobre a falta ônibus para atender a população da região. Os rodoviários também participaram do movimento e seguiram até a garagem da Viação Anapolina (Vian) para pedir por melhores condições de trabalho.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

 

(Foto: Manifestantes bloqueiam  saidas do gama) 

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados