Brasil
Senado convoca Bacellar da Alerj para depor na CPI do Crime
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado aprovou, na terça-feira (9), a convocação do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), que estava preso preventivamente sob suspeita de vazar informações sigilosas sobre operações contra o Comando Vermelho.
Na segunda-feira (8), seus colegas da Alerj decidiram pela soltura, com 42 votos a favor e 21 contra. Bacellar está sob acusação de vazar dados da Operação Zargun, que resultou na prisão do ex-deputado estadual TH Joias, acusado de facilitar a compra e venda de armas para a principal facção criminosa do Rio.
Durante a sessão da CPI, que também ouviu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a convocação de Bacellar foi incluída como item extra na pauta.
O relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), justificou a convocação afirmando que o objetivo da Comissão é entender como essas organizações criminosas atuam para corromper instituições e desviar recursos essenciais para o país.
Alessandro Vieira destacou ainda que a participação de Rodrigo Bacellar é fundamental para a CPI alcançar um diagnóstico preciso sobre o impacto da infiltração econômica do crime organizado.
Outro destaque da CPI foi a aprovação do convite ao ex-governador do Rio de Janeiro, Antonhy Garotinho, que governou o estado entre 1998 e 2002.
O relator reforçou que a oitiva de Garotinho é essencial devido às frequentes denúncias que ele tem realizado acerca da infiltração do crime organizado nas estruturas do estado.
Alessandro Vieira comentou que Garotinho possui uma trajetória pública longa e controversa, mas suas denúncias são relevantes para aprofundar o entendimento sobre os mecanismos usados pelo crime organizado para se inserir nas instituições estaduais.
Como se trata de um convite, e não de uma convocação, o ex-governador poderá decidir se irá ou não comparecer à CPI.
O presidente da Comissão, senador Fabiano Contarato (PT-ES), informou que há grande possibilidade de as oitivas aprovadas serem agendadas já para a próxima semana.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login